Na sexta-feira, 16, completou um mês desde o temporal que assolou bairros e localidades do interior de Venâncio Aires. Desde lá, o trabalho da equipe do Setor de Limpeza Urbana da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) é contínuo. Segundo o coordenador do setor, Fernando Wagner, já são, no mínimo, 350 cargas de entulhos e galhos retiradas e, agora, despejadas diretamente em local adequado, em Linha Grão-Pará Baixo.
Wagner afirma que os recolhimentos seguem “a todo vapor” e que ainda há atendimentos a serem feitos. “Agora, estamos fazendo muitas podas de emergência, em galhos quebrados, árvores que ficaram penduradas ou aquelas com risco de queda”, comenta. Segundo ele, a demanda está grande e, por isso, o trabalho de recolhimento de entulhos e galhos pode atrasar, por vezes. “Todos que precisam têm os pedidos registrados na Sisp e vamos recolhendo conforme dá”, observa.
O trabalho é feito somente pela equipe da Limpeza Urbana, formada por oito servidores, que também precisam contemplar atividades da rotina, como a roçada, por exemplo. A equipe terceirizada que tinha sido contratada para auxiliar nas atividades atuou somente por 10 dias após o temporal.
Wagner explica que o trabalho é desenvolvido exclusivamente na zona urbana, e as localidades do interior são atendidas pelas capatazias, com exceção de situações de risco. Um dos locais com grande volume de trabalho, como corte de árvores caídas em áreas verdes, é o bairro Morsch, onde a equipe atuou ontem. “Agora, a maioria dos atendimentos são em pontos distantes um do outro, não é mais tanto em locais específicos, como foi logo após o temporal, e isso também envolve mais tempo da equipe”, argumenta.
O coordenador da Limpeza Urbana ainda ressalta que muitas pessoas aproveitaram o temporal para fazer podas adiantadas e fora de época, e estes galhos também precisam ser recolhidos. “Gera mais volume de trabalho e, assim, levamos mais tempo para atender as demandas geradas pelo temporal”, explica.
Saiba mais
- A população pode contatar a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos pelos números (51) 99910-9500 e (51) 2183-0250, para registrar pedidos de recolhimento de entulhos que sejam consequências do temporal de janeiro, ou o corte e recolhimento de galhos de árvores.
- Telhas, tijolos, pedaços de madeira e outros entulhos não devem ser misturados com os galhos, nem depositados nos contêineres.
- Por lei, a remoção dos entulhos – materiais de construção – é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Entretanto, como o temporal foi uma situação atípica, a Prefeitura realiza o recolhimento. A orientação é de que, quem puder, contrate o serviço de forma particular.
Praça Evangélica
1 No fim de janeiro, foi anunciado um projeto de reconstrução para a Praça Henrique Bender, conhecida como Praça Evangélica, um dos pontos mais atingidos pelo temporal de 16 de janeiro. O projeto é da Administração de Venâncio Aires, em parceria com a Comunidade Evangélica, Rotary Clube Chimarrão e sociedade civil.
2 O projeto completo para o local, segundo a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Katiucia Rodrigues, está em fase de finalização e será apresentado nos próximos dias. A profissional destaca que já foram definidas algumas espécies de árvores para serem plantadas no espaço de lazer.
3 Deve ser feita a rearborização e revitalização do local, que teve muitas árvores caídas e arrancadas com a força do vento, além de outras que ficaram comprometidas, com orientação de remoção. Bancos, pergolados, monumentos e calçadas também sofreram avarias.
4 Na apresentação deve ser divulgado um novo layout, projeto e orçamento dos trabalhos e obras na praça. Para apoio de execução e financiamento também são estudadas parcerias. O objetivo é entregar uma nova praça revitalizada para a comunidade até o início de maio, mês de aniversário do município e da Festa Evangélica.