Para além da prática esportiva, a equipe de futsal ‘Tanto Faz’, de Mato Leitão, uma das primeiras da modalidade a usarem o ginásio de esportes da Seubv, tem como propósitos a união, integração e ajuda ao próximo. O time, hoje com 18 integrantes, surgiu no início da década de 1980, pelo desejo de um grupo de amigos que gostavam de jogar futsal.
Inicialmente, as partidas eram disputadas no ginásio de Vila Teresinha, no interior de Venâncio Aires. Na época, a Cidade das Orquídeas ainda era distrito da Capital do Chimarrão – a emancipação foi em março de 1992 – e a localidade não tinha ginásio de esportes. Depois, quando os horários começaram a ser jogados na quadra da Seubv, já em Mato Leitão, além de jogos somente com os integrantes do time ‘Tanto Faz’ nas segundas-feiras, a equipe começou a enfrentar equipes de outras cidades nas sextas-feiras.
Segundo um dos integrantes mais antigos da equipe, Anselmo Hillesheim, mais conhecido como Eme, 64 anos, a necessidade de encontrar uma denominação para equipe surgiu porque o time estava enfrentando equipes de outros municípios. “Foi em um jogo em Linha Duvidosa [no interior de Venâncio]. Depois que terminou, começamos a dar algumas sugestões de possíveis nomes, até que a esposa de um dos jogadores disse: ‘Isso tanto faz!’. Na hora, confirmamos que esse seria o nome”, recorda o morador do Centro de Mato Leitão.
Apesar da equipe já ter se renovado ao longo dos últimos anos, com a inserção de novos jogadores, alguns fazem parte da equipe há mais tempo, como é o caso de Anselmo Hillesheim, Carlos Bohn, atual prefeito de Mato Leitão, e Márcio Henckes. O time tem jogadores de idades variadas, mas a maioria está acima de 40 anos. Eles também realizam anualmente um evento de encerramento, junto das famílias de cada jogador.
Integrantes do time
- Anselmo Hillesheim, Alex Hillesheim, Márcio Henckes, Everson Henckes, Cássio Henckes, Luis Becker, Carlos Bohn, Junior Niderle, Joel Ertel, Darson Becker, Lucas Becker, Jardel Kroth, Niti Kroth, Samuel Stertz, Ivan Reis, Signei Quinot, Claudio Hister e Isaías Brandão.
Compromisso com a solidariedade estampado no uniforme
Recentemente o time ‘Tanto Faz’ trocou o fardamento dos jogadores e o novo uniforme tem estampado um compromisso firmado pelo grupo há oito anos: doar sangue. “A ideia surgiu do time, mas agora temos um grupo bem grande de doadores e sempre tem gente nova interessada em participar”, relata Anselmo Hillesheim.
Em um grupo criado no WhatsApp, especificamente para essa finalidade, os voluntários se organizam para ir, pelo menos, três vezes ao ano até o Hospital Bruno Born, em Lajeado. “É a doação de sangue que queremos divulgar para que mais pessoas participem”, ressalta. Inclusive quem tiver interesse em colaborar pode fazer contato com Eme, no telefone (51) 9618-1410, ou com Luís Gustavo Becker (Bolinha), que coordena a ação, no (51) 99136-8825.
Outras ações
Além de um momento dedicado à prática esportiva e a uma atividade de lazer, o time ‘Tanto Faz’ preza pela união dos integrantes em prol do bem alheio. Por isso, o time deu início aos jogos solidários, que há mais de 10 anos tem o propósito de arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados a escolas do município.
Inicialmente, a iniciativa beneficiou apenas o Colégio Estadual Poncho Verde, mas no ano passado a equipe decidiu fazer um rodízio entre as demais instituições de ensino. Em 2023, quem recebeu as doações foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga e neste ano foram entregues 394 quilos de alimentos para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn.
Uma nova edição está sendo organizada para o ano que vem. O compromisso de cada um dos 18 doadores da equipe ‘Tanto Faz’ é doar cinco quilos de alimento e as demais pessoas que participam dos jogos ou vão assistir são convidados a levar itens também. O time também realizou, há mais de seis anos, a revitalização de parte do prédio da Brigada Militar, com serviços de limpeza e pintura, e organiza o Gre-Nal Solidário, que acontece integrando à Festa Intercomunitária