Quem for prestigiar e participar da Feira de Saúde, neste sábado, 22, vai encontrar no local cinco meninas empreendedoras: Antonella Fischer Lunardi, de 8 anos, Helena Calleari Marquetto, 7, Luísa Ibdaiwi Corrêa, 8, Malu Artus Klein, 8, e Martina Lenz Schultz, 8. Juntas, as amigas produzem e vendem brincos e pulseiras artesanais por meio da loja que criaram, chamada Malumaah Brincos.
As garotas, que são colegas e estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus, estão animadas e preparadas para atender os visitantes da Feira de Saúde. Elas contam que estão com estoque de mais de 200 brincos para o dia, além de pulseiras para meninas, meninos e mulheres adultas.
O convite para participar do evento surgiu das mães de Helena e Luíza, Sheila Calleari Marquetto e Tatiana Kader Ibdaiwi, que são médica e enfermeira, respectivamente. Para além da participação, as jovens também pensaram na ação solidária, já que todo o lucro das vendas dos brincos e pulseiras será revertido para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires. “Vai ser muito legal, esperamos muitas pessoas para que a gente consiga vender muitos brincos e pulseiras”, afirma Helena. Esta será a primeira feira que as meninas estarão presentes comercializando os acessórios, mas elas já almejam a participação em eventos futuros.
Lojinha
A ideia de ter uma loja para vender brincos começou com Luísa, em julho deste ano, mas logo que a novidade se espalhou, as colegas Martina e Malu também se propuseram a ajudar. Mais tarde, o grupo de cinco integrantes ficou completo com Antonella e Helena. Para a escolha do nome da loja, elas explicam que pegaram as sílabas ou iniciais de cada uma, com o critério de que a primeira fosse a da ‘mais velha’. Assim, o Malumaah, foi formado: ‘Ma’ de Martina, ‘lu’ de Luísa, ‘ma’ de Malu, ‘a’ de Antonella e ‘h’, de Helena.
A produção dos brincos e pulseiras acontece com a ajuda das famílias. As mães auxiliam comprando os materiais necessários pela internet ou na cidade vizinha, Santa Cruz do Sul, e as integrantes do grupo se juntam nas casas para a criação dos acessórios. “Às vezes, nos reunimos de tarde ou à noite. Nos fins de semana, conseguimos ficar mais tempo fazendo os brincos e pulseiras. Nossas famílias nos apoiam muito”, enfatiza Martina.
Agora, as meninas também criaram um perfil no Instagram (@malumaahbrincos) para venda on-line dos acessórios e mandaram produzir panfletos para divulgação. A ideia da lojinha despertou nas cinco jovens a vontade de serem empreendedoras, e já sonham em ter, no futuro, um local físico para continuar a produção e as vendas dos acessórios.
Feira da Saúde
• O evento ocorre neste sábado, 22, das 8h30min às 11h30min, em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
• Durante a ação, serão oferecidos testes de sorologia, como HIV e hepatite, testes de glicose, medição da pressão arterial e brincadeiras com brindes que tratarão sobre a prevenção dos tipos de câncer.
• O tema deste ano é a prevenção dos tipos de câncer – que é a segunda causa de morte entre as doenças. O evento é feito no mês de outubro em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia do Médico.
• A parceria para realização será com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires, HSSM, Saint Gallen Ações e Terapias em Saúde e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).