Neste domingo, 5, os moradores de Vila Mariante irão às ruas prestar homenagens para Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira da localidade, no interior de Venâncio Aires. Após um período com limitações por conta da pandemia de Covid-19, neste ano serão realizadas a procissão, missa, almoço e, também, reunião dançante. Entre os devotos que participam anualmente das homenagens está o marinheiro João Francisco Farias dos Santos, o Kiko, de 41 anos, que tem estampada na pele a imagem da santa.
A fé começou ainda criança, quando acompanhava seu pai, também marinheiro, nas procissões. Com 17 anos passou a trabalhar como marinheiro e diz que, dentro da profissão e das adversidades, precisou se sustentar em algo e ter fé. “Passava por temporais, chuvas, cheias, sempre velejar dia e noite pelos rios”, relata.
A partir de 1998, embarcou de forma definitiva e logo encontrou refúgio em Nossa Senhora dos Navegantes, por ser a protetora das águas. “Recebi várias bênçãos e proteção durante todo esse tempo trabalhando”, afirma Kiko.
Na pele
A tatuagem com a imagem da santa foi feita em 2016, após conseguir realizar o sonho de fazer a festa de aniversário de 15 anos da filha Eduarda. Segundo ele, na época o emprego estava ‘devagar’ e os valores para a realização da festa assustaram a família, mas esse era um sonho de todos.
“Quando começamos a nos organizar, na época o custo seria de cerca de R$ 30 mil. Cerca de 1 ano antes fiz a promessa que, se conseguisse fazer a festa, realizar o pagamento de todos os contratados e saísse como sonhávamos, tatuaria a Nossa Senhora dos Navegantes no braço”, relembra o marinheiro.
Ele afirma que, a partir do dia da promessa, tudo começou a se encaixar, os contratos eram fechados e o sonho foi se tornando realidade. “Graças a Deus e a Nossa Senhora dos Navegantes realizamos esse sonho”, comemora.
Com isso e por toda as bênçãos, fez a tatuagem e diz sentir sinais, diariamente, da santa em sua vida. “Agradeço a Nossa Senhora dos Navegantes hoje e vou agradecer sempre.” Na festa deste domingo, 5, o marinheiro estará lá, como faz todos os anos, esperando a santa no porto para acompanhar e conduzi-la até a igreja da comunidade.
Expectativa é alta para a festa deste domingo
Foram dois anos com restrições por conta da pandemia e, agora, a Festa dos Navegantes em Vila Mariante busca retomar o evento no nível realizado antes da Covid-19. Neste domingo, 5, a celebração começa às 8h30min, com o trajeto nas águas para a entrega do andor com a Nossa Senhora dos Navegantes no Porto da Santinha, no centro da localidade. Apenas um barco levará o andor e, quem tiver lanchas ou outros transportes aquáticos poderá participar, mas não vai ocorrer procissão nas águas com o transporte de pessoas.
A partir das 9h30min, ocorre a recepção da imagem as santa no Porto da Santinha, seguindo em procissão até a igreja da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, onde será realizada uma missa. Ao meio-dia será servido almoço com galinhada e saladas, no valor de R$ 15.
Após, ocorre reunião dançante com animação da banda Os Hermanos, no salão da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (ao lado da Igreja). À tarde também ocorre a escolha da Boneca Viva. Quatro meninas estão vendendo votos para receberem faixas, coroas e tiaras – além de 25% do valor arrecadado com os votos. O restante do valor será revertido para a comunidade e organização da festa. O concurso deve ocorrer às 15h, e tem como objetivo divulgar a festa, arrecadar valores e, também, proporcionar a integração das famílias associadas da comunidade.
De acordo com uma das organizadoras do evento – que é feito entre o conselho administrativo da comunidade e os casais festeiros -, Terezinha Graef, o objetivo é retomar de forma satisfatória uma festa considerada tão tradicional. “Estamos com uma expectativa muito positiva. Antes da pandemia tivemos um grande evento e agora pretendemos retomar com uma grande festa. Ela tem o cunho religioso pela manhã e, à tarde, uma reunião dançante com uma ótima banda. São públicos diferente na manhã e tarde, mas esperamos um bom número nos dois horários”, enfatiza.
Neste ano, a comemoração conta com três casais festeiros: Antônio e Beatriz Santiago, Antônio e Rejane Hertz, e José Paulo e Marisa dos Santos.
O feriado de Nossa Senhora dos Navegantes é celebrado no dia 2 de fevereiro, junto com o Dia de Iemanjá. As duas datas se interligam, no que é conhecido como sincretismo religioso, quando uma religião se ‘mistura’ com outra, se apropriando de símbolos e objetos de outras crenças, como, por exemplo, o ato de oferecer flores para Iemanjá, também adaptado para Nossa Senhora dos Navegantes. Tanto Nossa Senhora dos Navegantes quanto Iemanjá são as protetoras dos marinheiros e pescadores.