A Mateada da Longevidade, realizada na tarde desta sexta-feira, 4, na Travessa São Sebastião Mártir, no Centro, marcou o início da programação do Mês da Pessoa Idosa em Venâncio Aires. A atividade estava prevista para ocorrer no dia 1º, mas precisou ser remarcada em razão da chuva.
Conforme a Prefeitura, o evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre elas a aposentada Rose Mary Teixeira, 56 anos, moradora do bairro União. Ela participa do grupo da Maturidade Ativa do Sesc há dois anos e busca estar presente em todas as atividades oferecidas pelo serviço.
“O evento de hoje foi extremamente agradável, inspirador e acolhedor. É uma forma de valorizar a pessoa idosa”, ressaltou, ao enfatizar a importância de inserir esse público na sociedade. Advogada, Rose Mary trabalhou durante 30 anos como oficial escrevente e, agora, aproveita a aposentadoria para participar de diversas programações.
Ela ainda salientou que é fundamental ter um mês dedicado à longevidade. “O idoso é uma camada expressiva da comunidade e cada vez mais ativo e buscando protagonismo. Hoje, uma pessoa de 60 anos ainda trabalha, tem vida social e viaja, e as políticas públicas precisam olhar para isso”, analisou.
Segundo a diretora do Sesc Venâncio, Diane Lacerda Araujo, toda a programação do Mês da Longevidade é promovida pela entidade em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Além disso, Diane ressaltou o protagonismo dos idosos por meio das atrações culturais.
“Temos o coral e o grupo de teatro da Maturidade Ativa. São eles para eles, se apresentando e se inspirando uns nos outros neste mês da longevidade, que é muito especial”, salienta. A Escola do Chimarrão também marcou presença no evento realizado na tarde desta sexta.
Programação
- Próxima terça-feira, 8 – Blitz ‘Longevidade e Vida’, em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM)
- Dia 22 – Piquenique, às 14h, no Lar Novo Horizonte
- Dia 29 – Mini Oktoberfest no Centro Dia
- Novembro – Encontrão da Longevidade, em data a ser confirmada