Mato Leitão confirma dois casos de leptospirose

-

A Secretaria de Saúde de Mato Leitão divulgou na quinta-feira, 9, que o município confirmou dois casos de leptospirose. Esses são os primeiros do ano. Apesar de a doença ser mais comum em momentos de enchentes e alagamentos, essas situações não têm relação com as cheias registradas na semana passada. Os pacientes são moradores de Vila Santo Antônio e de Vila Arroio Bonito.

Segundo a coordenadora da epidemiologia e imunização, depois da enchente que aconteceu nos últimos dias em diversos pontos da Cidade das Orquídeas, o município registrou dois casos suspeitos da doença, mas esses moradores não foram afetados diretamente pela cheia. Um dos pacientes fez a coleta de amostra de sangue na última segunda e o outro fará na próxima segunda-feira, 13. As amostras são enviadas para análise no Lacen, em Santa Cruz do Sul.

Kátia explica que o tratamento para leptospirose inicia antes mesmo do resultado do exame chegar. “Todo o paciente suspeito de ter leptospirose já é medicado com antibiótico, conforme protocolo, porque a doença é causada por uma bactéria.” De acordo com a enfermeira, isso acontece porque a coleta do teste para leptospirose é realizada sete dias após o início dos sintomas. “Assim que vem o resultado, fechamos a notificação”, acrescenta.

Kátia ainda informa que o paciente com suspeita de leptospirose que realizou o teste nesta semana também fez exame para diagnóstico de dengue e o resultado foi positivo. “Mas o médico preferiu continuar com a medicação para leptospirose, porque ele teve contato com lama e água de alagamento em galpões”, esclarece.

Dengue

  • Mato Leitão tem 30 casos de dengue. O número foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e faz parte do boletim epidemiológico finalizado na quarta-feira, 8. Conforme o relatório, são 116 notificações e outros 20 pacientes aguardam pelo resultado dos testes.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido