A Secretaria de Saúde de Mato Leitão recebeu nesta semana a confirmação do terceiro caso de dengue registrado neste ano e o primeiro considerado autóctone, ou seja, quando a contaminação acontece no próprio município. De acordo com informações da técnica em Enfermagem Luana Kreling, a paciente é uma jovem de 19 anos que reside no Centro. Ela relatou ao serviço de saúde não ter viajado nos últimos 15 dias antes do início dos sintomas.
“Ela teve febre, dor no corpo, nas articulações, na lombar e na região retro orbiltal [atrás dos olhos]. Ela está bem, não precisou de retorno”, informa. A paciente começou a ter sintomas no dia 17 de junho e procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. O teste para a doença foi realizado em 23 de junho e o resultado foi enviado à Secretaria de Saúde na última segunda-feira, 3.
Segundo a agente de endemias Tatiana Santos, a vistoria de bloqueio foi realizada na tarde da última segunda. “Essa vistoria é feita no entorno da residência do paciente. Não achamos focos do mosquito Aedes aegypti e na semana que vem faremos, novamente, um trabalho nessa área para eliminar qualquer possibilidade, especialmente em razão da chuva que vem acontecendo”, observa.