Mato Leitão é ouro no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização

-

Mato Leitão está entre os 113 municípios gaúchos que conquistaram a categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Uma cerimônia de homenagem aos representantes dessas cidades foi realizada no último dia 18, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A atividade foi organizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS).

A Cidade das Orquídeas esteve representada no evento pela primeira-dama e secretária de Educação, Vera Bohn, e pela diretora pedagógica do Município, Simone Silberschlag. Além disso, nesta segunda-feira, 23, foi realizado um encontro festivo no auditório do Centro Administrativo Municipal para celebrar essa conquista com os professores. “A ideia foi receber o grupo e apresentar os dados que foram cadastrados no edital para valorizar as ações dos professores e, assim, fortalecer as práticas projetando o trabalho de 2025”, explica Simone.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização foi lançado pelo Governo Federal em setembro deste ano e tem como principal objetivo reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras. Do Vale do Rio Pardo, além de Mato Leitão, outros oito municípios conquistaram o reconhecimento: Candelária, Herveiras, Pantano Grande, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Formação

Para a secretária de Educação, o resultado da Cidade das Orquídeas passa pelo intenso trabalho de formação dos professores e também aponta que o caminho é seguir nessa linha e ampliar as ações que oportunizam novos conhecimentos aos profissionais. “O professor tem sede de saber e ele quer aprender cada vez mais, é só a Administração oferecer isso”, avalia.

Segundo a diretora pedagógica da Cidade das Orquídeas, 20 itens foram analisados pelo edital de inscrição disponibilizado pela Rede Nacional de Articulação, Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). Simone também ressalta que somente neste ano, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizaram 72 horas de formação focadas, especialmente, na alfabetização.

“Tudo que os professores aprenderam nas formações foi aplicado em sala de aula, desde o conhecimento técnico sobre como lidar com a diversidade entre os estudantes até a preocupação de organizar o suporte para as famílias”, menciona. As professoras ainda destacam que cada criança tem uma forma de aprender e é preciso respeitar essa caminhada individual.

“A alfabetização, assim como toda aprendizagem, é um processo. Cada um tem o seu tempo”, salienta Vera. Pensando nisso, a Secretaria de Educação incluiu os educadores que dão aula para as turmas de 3º, 4º e 5º anos também nas capacitações voltadas à alfabetização. A legislação exige que as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Formações

  • Além das formações continuadas para professores e funcionários realizadas anualmente nos períodos de férias de verão e inverno, a Secretaria de Educação participa do programa Alfabetiza Tchê, promovido pelo Governo do Estado.
  • Neste ano, também foi ofertada aos professores formações específicas por meio da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Para o próximo ano já há, inclusive, um planejamento pronto para que as formações sejam realizadas novamente. Outra iniciativa envolve o programa União Faz a Vida, organizado pela Fundação Sicredi.
  • Segundo Vera e Simone, dentro do programa Alfabetiza Tchê existe uma meta para que até 2030 80% das crianças até 2º ano tenham fluência leitora (leiam e compreendam). Desde o ano passado, Mato Leitão já alcançou esse índice.
  • Conforme dados da Secretaria de Educação, Mato Leitão já alcançou, no ano passado, 89% das crianças alfabetizadas. Esse é o maior percentual do Vale do Rio Pardo. Em segundo lugar, está Passo do Sobrado, com 88,5%, e em terceiro Vale do Sol com 86,1%. As informações foram divulgadas neste ano, mas são referentes a 2023.

Educação Infantil

  • No segundo semestre deste ano, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto também iniciou uma formação sobre leitura e escrita na Educação Infantil com os professores da pré-escola. A iniciativa faz parte do Programa Nacional Criança Alfabetizada.


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido