Moisés Ribeiro estará na Expointer com o empreendimento Rosas do Deserto
Moisés Ribeiro estará na Expointer com o empreendimento Rosas do Deserto (Foto: Arquivo/FM)

A 48ª edição da Exposição Internacional de Animais (Expointer), feira organizada pelo Governo do Estado, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, terá representação de Mato Leitão. O evento, confirmado para o período de 30 de agosto a 7 de setembro, terá três empreendimentos da Cidade das Orquídeas.

O escritório local da Emater/Ascar-RS confirmou inscrições das agroindústrias Horta e Sabor e Cookies do Vale para o Pavilhão da Agricultura Familiar. Os empreendimentos se somam ao Rosas do Deserto, que participa da exposição desde 2012.

Neste ano, estarão na Expointer 456 empreendimentos da agricultura familiar, de 196 municípios gaúchos, superando os 413 do ano passado. Em 2024, o espaço obteve o maior volume de vendas de sua história, com cerca de R$ 11 milhões.

Desse total de empreendimentos, 355 são agroindústrias familiares e representam aproximadamente 78% dos expositores deste segmento. O espaço também contará com 70 estandes de artesanato, incluindo oito indígenas e dois quilombolas e 31 estandes de flores, plantas e mudas.

O público terá acesso a uma variedade de produtos como queijos, embutidos, laticínios, pães, cucas, doces, geleias, mel, pescados, produtos da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, cachaças, sucos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

Lançamento

Nesta quinta-feira, 17, às 17h30min, ocorre o lançamento oficial da 48ª Expointer, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. Conforme a assessoria de imprensa do Governo do Estado, o governador Eduardo Leite participa do ato, ao lado do secretário Edivilson Brum e dos copromotores do evento: Prefeitura de Esteio, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). (Fontes: AI Prefeitura/Governo do Estado)