Mato Leitão tem bom desempenho no Ideb

-

Mato Leitão novamente é destaque na área da Educação. Desta vez, o Município comemora o bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados referentes ao ano passado foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 23 de setembro.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice, que varia de 0 a 10 pontos, é o condutor de política pública à educação como uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn e o Colégio Estadual Poncho Verde alcançaram nota 7, enquanto a Emef Santo Antônio de Pádua garantiu a pontuação de 6,3. Nos Anos Finais, o Poncho Verde obteve nota 5 e o resultado da Escola Santo Antônio de Pádua não foi informado. Já no Ensino Médio, que só é ofertado no Poncho Verde, também não foi informada a nota.

Levando em consideração a nota da Cidade das Orquídeas das escolas públicas – o município não tem instituições da rede particular – nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o desempenho do município é melhor do que o do Brasil e o do Rio Grande do Sul. Mato Leitão tem nota 6,8, enquanto no país a média geral ficou em 5,8. Já no estado, o índice geral dessa etapa escolar é 6,0.

Em relação aos Anos Finais do Ensino Fundamental, o resultado geral da Cidade das Orquídeas é inferior ao estadual e nacional. Isso porque Mato Leitão recebeu nota 4,9, ao passo que o Brasil tem média 5,1 e o Rio Grande do Sul de 5,2. Nesse caso, foi informado apenas o índice da rede estadual de ensino.

Avaliação

Para a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Simone Silberschlag, o resultado do município é fruto do trabalho coletivo entre o Governo Municipal e a comunidade escolar. Ela destaca os constantes investimentos realizados pela Prefeitura na área da educação, a dedicação e qualificação dos professores, além do engajamento dos pais e alunos.

“O ano de 2021 foi uma retomada depois de muito tempo de aulas remotas e uma organização que influenciou diretamente na aprendizagem dos estudantes. A evolução é uma busca constante e consideramos o sucesso de cada estudante de acordo com as suas possibilidades. É momento de agradecer a todos que permaneceram firmes no propósito da educação diante de tantas dificuldades que enfrentamos com a pandemia Covid-19”, ressaltou.

Saiba mais

• A Emef Ireno Bohn está entre as 10 escolas com as melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região do Vale do Taquari, que tem cidade polo Lajeado.

• A boa avaliação de todas as escolas coloca Mato Leitão na segunda posição geral no Vale do Taquari. Entre os municípios destaques estão Nova Bréscia, com índice de 6,8, seguido de Mato Leitão e Westfália (6,7) e Colinas (6,6).

• O percentual aproximado do orçamento da Prefeitura investido na área da educação é de 30%.

• Em razão da pandemia da Covid-19, gestores e educadores têm defendido que o Ideb de 2021 não seja comparado aos resultados de anos anteriores.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido