Mato Leitão terá Feira de Saúde no dia 12 de novembro

-

A Secretaria de Saúde de Mato Leitão realizará em novembro a primeira edição da Feira de Saúde. O evento ocorrerá no dia 12, um sábado, das 7h30min às 13h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, e contará com a oferta de diversos serviços.

A ideia da equipe é integrar ações para marcar o Outubro Rosa e o Novembro Azul, com atendimentos voltados à saúde da mulher e do homem. Neste dia, a parte administrativa da Secretaria de Saúde também estará aberta, caso algum paciente precise agendar algum exame ou fazer outro tipo de encaminhamento.

Quem participar da iniciativa terá à disposição o atendimento de psicólogo, fisioterapeuta, farmacêuticas, profissionais da Enfermagem, aplicação de vacinas, realização de testes rápidos e coleta de amostra de sangue para a realização do exame de próstata.

Também será ofertada maquiagem para quem tiver interesse. A programação da feira ainda terá a promoção de uma oficina de Práticas Integradas em Saúde (PICS), com o fisioterapeuta e técnica em Enfermagem, a partir da ginástica Lian Gong.

Mutirão de mamografias já tem 159 agendamentos

Durante este mês, a prefeitura de Mato Leitão está promovendo um mutirão para zerar a fila de espera de pacientes que aguardam para realizar o exame de mamografia. Segundo a diretora de Gestão de Programas, Luciani Konzen, até a quinta-feira, 27, 159 pessoas já tinham tido o atendimento agendado no Immagem Centro de Diagnóstico, em Venâncio Aires.

No total, o Município vai ofertar 250 exames, podendo ser feito um adicional de 25% em caso de necessidade. Luciani explica que, anualmente, a Cidade das Orquídeas tem 70 mamografias disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pacientes com idade entre 50 e 69 anos.

O último mutirão foi realizado pela Secretaria de Saúde em julho do ano passado. “No ano passado tivemos uma baixa procura, mas neste ano já superamos o número de agendamentos de 2021, quando foram 120 marcações”, observa. Ela também menciona que o contrato com o Centro de Diagnósticos tem validade de quatro meses, mas a ideia é finalizar o mutirão em dois meses.

A prioridade de atendimento é para quem já estava na lista de espera. O contato com quem aguarda a realização do exame está sendo feito pelas agentes comunitárias de saúde e, depois, cada paciente precisa ir até a Secretaria de Saúde para confirmar o dia e horário do atendimento.

Pré-câncer

• Durante a pandemia de Covid-19 muitas mulheres deixaram de fazer o pré-câncer e estar com o exame em dia é um pré-requisito para conseguir agendar a mamografia. Por isso, há cerca de um mês as agentes comunitárias de saúde realizam a busca ativa dessas mulheres. Atualmente, cerca de 120 pacientes precisam realizar o pré-câncer, entretanto, nem todas necessitam fazer a mamografia.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido