A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Venâncio Aires realizou nova notificação a um produtor rural de Linha Ponte Queimada, após um forte odor ter se espalhado, principalmente, pela área urbana. Inúmeros relatos chegaram até a Folha do Mate e Rádio Terra FM ao longo desta terça-feira, 15, além de várias denúncias para a pasta.
Uma fiscalização foi realizada na propriedade, sendo constatada a aplicação de um biofertilizante, de origem animal. O secretário Gustavo Von Helden explica que o mau cheiro se originou com o aumento da temperatura e foi trazido para a área urbana pelo vento. “A aplicação é feita em dias mais frios, mas com a elevação da temperatura, o biofertilizante acaba fermentando e gera o odor”, explica.
A continuidade da atividade está suspensa desde o início da tarde. “Achamos o local de origem com facilidade, já que a propriedade é reincidente com uma situação similar, no começo do ano. Os produtores fazem a aplicação, mas não tem noção que o odor se espalha em função das condições climáticas”, destaca Von Helden.
Uma notificação foi expedida no local, junto com a suspensão da atividade. Caso haja mais uma reincidência, haverá a emissão de multa a ser estipulada conforme a legislação. O cheiro poderá ser sentido pelas próximas horas.