Neste ano, o presente de Natal não cabe em uma caixa na casa da família Silva, que reside no bairro Cidade Alta, em Venâncio Aires. Isso porque o ano de 2025 marcará um novo capítulo na vida dos irmãos Leonardo Ivan Dorneles da Silva, 19 anos, e Bianca Dornelles da Silva, 21. Ambos foram aprovados no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conforme o resultado divulgado no dia 16 de dezembro. A boa notícia foi compartilhada pela irmã mais velha, Caroline, de 22 anos, que já está no terceiro semestre do mesmo curso, na mesma universidade.
Os três filhos de Daniela Dornelles, 41, e Alexandre Cristiano da Silva, 48, estudarão juntos em busca dos jalecos e diplomas de Medicina, em Porto Alegre. Leonardo e Bianca iniciam as aulas no segundo semestre de 2025. “A Carol ligou pra casa dizendo que tinha visto os nomes deles na lista de aprovados. No momento, ficamos sem reação, as pernas ficaram bambas e a emoção foi muito grande”, conta a mãe.
Eles sempre estudaram em escolas públicas. Leonardo e Bianca começaram os estudos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, passaram pela Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Zilda de Brito Pereira e concluíram o Ensino Médio na Escola Cônego Albino Juchem (CAJ). Já Caroline encerrou os estudos na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Monte das Tabocas. E, conforme o pai, os jovens sempre foram muito estudiosos no período escolar.
Leonardo tinha o sonho de ser jogador de futebol, inspirado pelo pai, que é treinador das categorias de base do Esporte Clube Guarani. O menino até chegou a fazer um teste no Grêmio, em Porto Alegre, mas não foi aprovado. “O trabalho com um garoto que quer jogar futebol é muito intenso. Quando ele me disse que não queria mais jogar futebol, até fiquei chateado. Com isso, eu dei apenas uma única opção para ele, que foi estudar. Ele se dedicou, e o resultado está aí”, comenta Alexandre.
O pai trabalha como auxiliar de produção na empresa América Tampas e está encerrando o curso de Educação Física na Uninter. Daniela, por sua vez, é industriária na Madrugada Alimentos. Há 25 anos, Alexandre prestou vestibular para a UFRGS, mas não foi aprovado. Em consequência, mais de duas décadas depois, teve a recompensa de ter os três filhos aprovados. “O que eu desejo para os meus filhos, desejo para os outros também. Que sirva de incentivo para mais jovens e para mostrar que é possível”, destaca.
Para Daniela, ver os filhos saindo de casa é motivo de orgulho, mas também de saudade. “É um sonho realizado. Fico sem palavras pra descrever a felicidade. Temos dificuldades, mas isso não pode ser uma forma de abalar, mas sim, um jeito de correr atrás e persistir por um futuro melhor. Eles vão fazer falta, sempre tive pelo menos um junto de mim”, compartilha.
Estudos intensos dos irmãos
O menino foi o último dos irmãos a concluir o Ensino Médio, no fim de 2023. Entre março e novembro deste ano, fez um cursinho intensivo no Método Medicina e, logo após, recebeu a notícia de que foi aprovado de primeira no vestibular. Bianca concluiu o Ensino Médio em 2021 e, inicialmente, planejava cursar Arquitetura. No ano passado, foi aprovada no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas como ficou próxima de conquistar uma vaga em Medicina no ano anterior, decidiu tentar novamente.
Já Caroline foi a pioneira na realização do sonho da família e acabou encorajando os irmãos. Em outubro de 2023, deixou Venâncio Aires para estudar em Porto Alegre, onde atualmente mora na Casa do Estudante, localizada no Centro da capital dos gaúchos. Os olhos brilhantes e as vozes embargadas são o misto de emoções ao falarem da conquista que reflete o resultado de um intenso período de dedicação aos estudos.
Segundo o pai, os irmãos abriram mão de sair e se divertir para focar na preparação, levando a sério todos os ensinamentos. O caminho até a colheita dos frutos foi marcado por muito esforço e empenho, sempre com o apoio incondicional dos pais, que foram os principais pilares na trajetória dos filhos.
Os três irmãos frequentaram o cursinho no grupo de estudos Método, com aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, em Lajeado. Graças ao bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), eles foram contemplados com bolsas que custearam as mensalidades. “Acordávamos todos os dias às 5h para pegar o ônibus às 6h e ir para Lajeado. Fazíamos isso todos os dias. Foi muito cansativo, e às vezes assistíamos às aulas on-line. Mas tudo valeu a pena. Ainda estamos eufóricos e sem acreditar que isso realmente aconteceu com a gente”, relata Bianca.
Durante o período de preparação, os estudantes também construíram amizades e compartilharam a alegria da aprovação. “No cursinho, todos estão em busca do mesmo sonho. O clima é muito bom, um incentiva o outro, e isso acaba sendo algo muito positivo”, recorda Leonardo.
A expectativa para o início da nova fase é grande, embora ainda haja alguns passos a serem resolvidos. Daniela explica que a família aguarda a análise dos documentos enviados para a universidade e que ainda será necessário encontrar um lugar para os irmãos morarem. “A nossa esperança é que eles consigam vagas na Casa do Estudante, como a mais velha”, diz a mãe.
“A aprovação deles é o resultado de toda uma longa caminhada. Não é nada de agora, é fruto de muito esforço e trabalho.”ALEXANDRE CRISTIANO DA SILVA
Auxiliar de produção e pai dos jovens
Saiba mais
• O vestibular da UFRGS 2025 foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024. No dia 30 de novembro, sábado, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia e Matemática.
• No dia 1º de dezembro, domingo, foram aplicadas as provas de Física, Química, Biologia, Redação e Língua Estrangeira Moderna.
• O listão de aprovados da UFRGS está disponível no portal do vestibular. A universidade divulgou o resultado no dia 16 de dezembro. Nesta edição, o vestibular contou com 21.684 candidatos concorrendo a 4.023 vagas de graduação.
68,84– foi o número de candidatos por vaga no curso de Medicina da UFRGS neste vestibular.
“Ser aprovada em Medicina na UFRGS é uma felicidade sem explicação. Ainda estamos eufóricos e tentando entender que isso aconteceu com a gente.”
BIANCA DORNELLES DA SILVA
Estudante