Para informar todos os munícipes e, principalmente, garantir a destinação correta dos resíduos, contribuindo para a preservação ambiental e a segurança sanitária da população, a Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, informa e atualiza sobre o serviço de coleta de lixo no município.
A empresa responsável é a Terraciclo, que executa o serviço de coleta em mais de 20 bairros da cidade, bem como nos nove distritos da Capital do Chimarrão. A empresa terceirizada utiliza cinco caminhões coletores, e possui 34 funcionários, entre coletores, motoristas, gerência e administrativo.
De acordo com a secretário de Meio Ambiente, Gustavo Von Helden, são realizados atualmente quatro tipos de coleta: a coleta seletiva conteinerizada, a coleta convencional urbana (lixo orgânico e rejeitos), a coleta seletiva urbana (lixo inorgânico e seco) que abrange somente o recolhimento dos resíduos recicláveis em áreas não contempladas por coleta conteinerizada, e coleta convencional rural. No total, são 900 contêineres, sendo 350 para recicláveis, de cor azul, e 550 para rejeitos e orgânicos, de cor verde.
Na coleta convencional devem ser depositados somente lixo orgânico, como restos de comida, erva-mate, pó de café, verduras, saquinho de chá, entre outros. E rejeitos, como papel higiênico, bituca de cigarro, guardanapos de papel sujos, embalagens engorduradas, embalagem de carne e demais materiais que não possam ser limpos. Já a coleta seletiva contempla lixo seco e itens recicláveis, como garrafas de vidro ou plástico, latas, aerossóis, papéis, papelão, plásticos, vidros, borrachas, sacolas, sacos, embalagens diversas, isopor, potes e outros materiais secos e limpos.
Importante
- Vale destacar que, podas, galhos, eletrodomésticos, eletrônicos, pilha e bateria, lâmpadas, entulho de obras (tijolos, cimento, telha, madeira, aberturas, paletes), não são depositados em contêiner.
- Podas e galhos são coletados pelo Departamento de Conservação Urbana, encaminhados para área licenciada. Eletrodomésticos podem ser recolhidos por empresas de sucata.
- Eletrônicos também não devem ser misturados ao resíduo orgânico, devem ser encaminhados para destinos adequados, onde podem ser desmanchados em segurança e os componentes separados e destinados corretamente.
- Pilhas podem ser levadas até o Supermercado Lenz ou no Sicredi. Já lâmpadas podem ser direcionadas na Casa da Luz, Lojas Certel e Supermercado Imec.
- Óleo de cozinha também não pode ser descartado na coleta comum, e pode ser levado até o depósito das Lojas Afubra (acesso pela Júlio de Castilhos), ou se preferir, levar até as ações de recolhimento que ocorrem uma vez por mês, conforme cronograma divulgado.
- E entulhos de construção civil devem ser destinados para empresas especializadas, como por exemplo a Queiroz Construções, que possui aterro adequado para esses entulhos.
- Atualmente, todos os resíduos coletados são encaminhados para o Aterro Sanitário de Minas do Leão.
Veja abaixo o cronograma de recolhimento de lixo
Roteiros de coleta conteinerizada
Coleta das 5h até 13h e das 14h até 22h
Rejeito/orgânico
Segunda, quarta e sexta-feira: Aviação; Bela Vista; Brígida; Cidade Alta; Cidade Nova; Cruzeiro; Gressler; Morsch; União; São Francisco Xavier; e Xangrilá
Terça, quinta e sábado: Centro
Recicláveis
Segunda, quarta e sexta-feira: Centro
Terça, quinta e sábado: Aviação; Bela Vista; Brígida; Cidade Alta; Cruzeiro; Gressler; São Francisco Xavier; e Xangrilá
Coleta Convencional – rejeito/orgânicos
Áreas que não possuem contêiner, coleta das 6h até 22h
Segundas, quartas e sextas-feiras: bairros Battisti; Brands; Brígida; Coronel Brito; Industrial; Macedo; Universitário; e Linha Bem Feita.
Terças, quintas-feiras e sábados: bairros Bela Vista; Diettrich; Santa Tecla; Leopoldina; e Linha Canto do Cedro.
Coleta Seletiva – Resíduos Recicláveis
Áreas que não possuem contêiner, coleta das 6h até 14h
- Segunda-feira: Cidade Alta; Cidade Nova; Leopoldina; Xangrilá
- Terça-feira: Bem Feita; Brands; Industrial; Macedo; Universitário
- Quarta-feira: Aviação; Diettrich; Santa Tecla; São Francisco Xavier; União
- Quinta-feira: Battisti; Brígida; Coronel Brito; Morsch
- Sexta-feira: Bela Vista; Canto do Cedro; Gressler
Coleta Convencional Rural
Coleta das 6h até 14h
Segundas-feiras: Mariante, Chafariz e Itaipava das Flores
1ª terça-feira: Linha Sapé, Linha Tangerinas, Linha Herval e Vila Arlindo
2ª terça-feira: Linha Olavo Bilac, Harmonia da Costa, Centro Linha Brasil, Linha Esperança e Linha Saraiva
3ª terça-feira: Campo Grande, Estância São José, Picada Nova e Travessão Mariante
Última terça-feira: Linha Isabel, Linha Cachoeira Alta e Baixa, Linha Cipó, Vila Deodoro, Sexto Regimento, Linha Brasil, Arroio Grande, Lucena e Marmeleiro
1ª quarta-feira: Vila Palanque
2ª quarta-feira: Linha Antão, Linha Marechal Floriano e Palanque
3ª quarta-feira: Rincão de Souza, Taquari Mirim, Cerro dos Bois, Palanque e Taquari Mirim (parte II)
Última quarta-feira: Passo do Cananéia, Cerrito, Estância São José, Campo São Pedro e Palanque
Quinta-feira semanal: RSC-287, Linha Barbosa; Linha Hansel e Beco do Gigante
Quinta-feira quinzenal: Linha Terezinha, Linha Duvidosa, Alto Sampaio, Linha Andréas, Linha Sério, Linha Santana, Vila Deodoro e Linha Brasil.
Sexta-feira: Grão-Pará, Mariante, Chafariz, Sertão e RST 287
Sábados: Linha 17 de Junho, Monte Belo, Linha Cecília, Vila Santa Emília, Linha Travessa, Herval e Palanque.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura