Com 259 inscrições até o momento em 2022, o Microempreendedor Individual (MEI) tem se tornado termo comum no cotidiano dos venâncio-airenses. A inscrição como MEI facilita a emissão de notas fiscais e tira da ilegalidade diversos serviços, sendo uma forma de regularizar pessoas que trabalham por conta própria ou que buscam empreender um novo negócio.
De acordo com informações do Portal do Empreendedor do Governo Federal, em 2021, a categoria representou cerca de 56,7% do total de empresas brasileiras. Em Venâncio Aires, são mais de 2,7 mil MEIs. Entra as empresas está o Ponto X Lanches, que disponibiliza xis, prensados e porções de batatas, em Venâncio Aires. Os proprietários são Paulo Assmann, de 47 anos, e Iria Carvalho da Silva, 42 anos, que fizeram o registro de MEI no início de 2022 e mantém a empresa no bairro Aviação.
“Foi uma opção para desburocratizar, porque temos pouco capital para investir e não temos condição de abrir uma empresa atualmente. Já tivemos um MEI antes, em uma lojinha que tivemos no centro. Não sabíamos como funcionava para comida, mas o pessoal da Central do Empreendedor ajudou bastante”, conta Assmann.
O empreendimento surgiu após problemas decorrentes da pandemia de Covid-19. “Eu era diarista e sempre trabalhei fora. Com o pandemia, perdi todas as faxinas e não deu para se manter apenas com o salário do meu marido. Sempre gostei de trabalhar na cozinha e optei em fazer lanches em casa, comecei vendendo para os amigos”, relata Iria.
O próximo passo foi distribuir em grupos de WhatsApp e contar para amigos e familiares. “A ideia era suprir a renda que ela perdeu. Comprei uma prensa e começamos a divulgar no WhatsApp, nos grupos de amigos e afins. As pessoas vinham buscar aqui em casa, começou a aumentar a venda, gostaram do xis e pensamos em dar um passo a mais. Alugamos o nosso local e oficializamos”, conta Assmann.
Suporte
A Central do Empreendedor é o local específico para os empresários da cidade que necessitam de ajuda ou buscam tirar dúvidas. O espaço presta serviços de forma gratuita e fica anexo ao prédio da Prefeitura, com entrada pela rua General Osório. O coordenador da Central do Empreendedor de, Venâncio Aires, Darlan Rieger, explica que houve um aumento significativo nos anos de 2021 e 2022. “Por conta do programa de desburocratização que colocamos em prática através do ‘Venâncio Mais Fácil’. O pessoal sempre tem o sonho de empreender e pensa que é complicado, e antes realmente era. Mas agora a colocação desse modelo em prática abriu bastante o cenário”, detalha. Segundo ele, a equipe busca passar orientações e oportunizar cursos para auxiliar os empreendedores a colocarem os negócios em prática.”
No entanto, ainda é uma prática volátil, com diversas microempresas sendo abertas e fechadas mensalmente. “O que acontece é que as pessoas abrem o MEI e depois voltam a ter oportunidades em empresas, na carteira CLT, e acabam dando baixa posteriormente. Nem todos conseguem evoluir para uma empresa maior. Por isso o número alto de abertura e fechamentos, contudo, o saldo é positivo”, analisa Rieger. O contato da Central do Empreendedor pode ser feito pelo telefone (51) 2183-0243.
“Foi uma oportunidade que a pandemia nos ‘proporcionou’. Nos mantemos agora, cresceu uns 80% depois que abrimos o local. Nem pensamos em voltar aos empregos antigos.”
PAULO ASSMANN
Empreendedor
Novos registros de MEI em Venâncio Aires
2019: 440 inscrições
2020: 512 inscrições
2021: 593 inscrições
2022: 259 inscrições (até 28 de abril). Se seguir neste ritmo, a projeção para o ano é de 621 inscrições
Como se inscrever
• O MEI pode se adequar em até 16 atividades diferentes permitidas no seu CNPJ. Uma delas deverá constar como atividade principal e as demais podem ser cadastradas como secundárias.
• Existem 466 atividades permitidas e elas podem ser conferidas na página de atividades permitidas, no Portal do Empreendedor.
• Para virar um MEI oficialmente é preciso ter uma conta gov.br, que pode ser feita no próprio site do Portal do Empreendedor. A partir disso, é só seguir os passos na aba ‘Quero ser MEI’ no Portal.
É preciso tomar alguns cuidados mensais e obrigações que são necessárias para manter a atividade ativa e não correr o risco de ter o MEI cancelado. Sendo elas:
– DAS (carnê mensal);
– Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI), que consolida as informações de faturamento do microempreendedor individual no ano anterior.