Uma melancia ou um melão bem geladinhos nestas tardes de verão ajudam a aliviar o calor. Mas antes de chegarem à mesa, passam pelo cuidado e cultivo da propriedade de Raul Azeredo Coutinho e Janaina Stein Coutinho. Os mais de 7 hectare de área de terra da família são destinados ao plantio de frutas e verduras para a comercialização e o consumo próprio. Uva, caqui, bergamota, nozes, alface, rúcula e muitos outros produtos também entram na lista da produção da família de Linha Herval.
Desde 1998, Raul atua como vendedor ambulante dos produtos que comercializa. O melão e a melancia foram mais uma maneira de realizar a diversificação dos produtos para os clientes. De acordo com o produtor, o segredo para o bom cultivo das ‘frutas de verão’ é a irrigação. Essas frutas são ricas em água e auxiliam na hidratação do corpo.
No entanto, além da irrigação, mais alguns cuidados são necessários para garantir que o produto chegue com qualidade até as residências. Normalmente no mês de maio, a família prepara e fortalece o solo com cal e esterco. O melão pampa, que tem maior durabilidade, precisa de cerca de 40 dias após o plantio para ser colhido. “Quando amarela ou quando cheira, está pronto para colher”, conta Raul. Melão neve e gaúcho também estão entre o cultivo da família. Já a melancia, do tipo comum, leva até 45 dias até colher.
De acordo com Raul, em alguns anos a produção é melhor e em outros piores. “Cada ano é diferente, o calor e a seca influenciam muito”, cometa o produtor. Além disso, o agricultor garante que está sempre aprendendo algumas técnicas que auxiliam no desenvolvimento das frutas. “Se o melão encosta no chão, ele cria uma bactéria. Vi no Youtube técnicas de tutoramento para o melão”, afirma.
- 700 – é o número de pés de frutíferas que a família cultiva na propriedade