A Farmácia Básica Municipal está de cara nova. O local funciona junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Centro. Neste ano, a média de atendimentos no espaço foi de 2.243 pessoas por mês, o que representa mais ou menos 102 pacientes por dia. No período de janeiro a maio, foram 11.216 e em todo o ano passado foram realizados 27.774 atendimentos.
Foi justamente para garantir mais qualidade no serviço oferecido para todos os usuários que passam diariamente pela farmácia que o Município buscou recursos para realizar melhorias na estrutura do local. Por meio do programa Farmácia Cuidar Mais, o Governo do Estado repassou à Secretaria Municipal de Saúde o montante de R$ 100 mil. O montante deveria ser aplicado em melhorias na ambiência e na estrutura.
Segundo a farmacêutica Greice Dettenborn, o recurso foi utilizado, por exemplo, para a troca de piso da farmácia e aquisição de diversos itens que garantem mais qualidade para os medicamentos que são armazenados e distribuídos para a população. O valor enviado para cada Município leva em consideração o número de pacientes atendidos pelo Estado em cada cidade.
Na lista do que foi comprado estão paletes para armazenar os produtos farmacêuticos, carrinho para transporte de mercadorias, armários para estoque, ar-condicionado para garantir a temperatura adequada dos medicamentos, persianas para evitar a incidência da luz solar neles e câmaras de conservação de medicamentos com bateria, o que garante que eles fiquem refrigerados mesmo em momentos que aconteçam queda de luz, por exemplo.
Ambiente interno
O ambiente da farmácia também foi outro aspecto que recebeu investimentos. Para isso, foram adquiridas cadeiras, bebedouro, ar-condicionado para a área onde os pacientes são atendidos e aconteceu a reforma nos guichês de atendimento, que agora têm estruturas pensadas para dar mais privacidade ao paciente que está em atendimento.
Além disso, uma das principais novidades desse processo de remodelação física da farmácia foi a instalação de senhas eletrônicas. O sistema, que é inédito no setor público municipal, entrou em funcionamento há cerca de um mês e o principal objetivo é possibilitar a organização da fila de espera por atendimento, especialmente nos momentos de maior movimento.
O secretário municipal de Saúde Arcênio Maldaner avalia como muito bom o atendimento realizado na Farmácia Municipal. “As profissionais são muito comprometidas, especificam os dados sobre o uso dos medicamentos e repassam todas as orientações necessárias”, comenta. Ele também salienta que o recurso enviado pelo Estado ajudou a melhorar a estrutura do local, o que garante mais qualidade nos atendimentos.
Quem compartilha dessa ideia é o aposentado Ildo Schneider, 68 anos. Morador de Vila Arroio Bonito, no interior, ele utiliza medicamentos para tratamento de pressão alta, diabetes e colesterol, que são retirados todos os meses na Farmácia Municipal.
Ele também é um dos pacientes que recebeu da Secretaria de Saúde uma bolsa térmica para armazenar a insulina quando busca o medicamento na farmácia básica municipal, que antes ele utilizava um isopor próprio para retirar. “Sou atendido muito bem. Gostei do painel eletrônico e o espaço também está muito bom e bonito”, menciona.
O horário de atendimento da Farmácia Municipal, localizada no Centro, é das 7h30min às 11h30min e das 12h30min às 19h.
Consultório farmacêutico em espaço fixo
De acordo com a farmacêutica Greice, no eixo do cuidado farmacêutico, a partir dos recursos enviados pelo Estado, a equipe da Farmácia Básica Municipal estruturou o consultório farmacêutico para atender, especialmente, pacientes com asma e diabetes. “Hoje com o programa Farmácia Cuidar Mais, como contrapartida, o Estado exige que o Município faça a dispensação orientada aos pacientes que usam medicamentos do Estado para asma e para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)”, explica.
Até o momento, a Cidade das Orquídeas tem 59 pacientes com asma e DPOC aptos a serem acompanhados. Segundo a profissional, o que já acontece há alguns anos é o atendimento em consultório de pacientes que vão começar a usar a insulina, medicamento injetável para o tratamento de diabetes. Antes isso acontecia em salas divididas com outros profissionais, conforme a disponibilidade desses espaços, mas desde o fim de janeiro há um espaço próprio e estruturado para esse serviço. Futuramente, os atendimentos de pacientes com asma também serão feitos dessa forma.
“Nesse primeiro atendimento a gente apresenta a medicação para o paciente e faz toda a explicação de como ele tem que armazenar, transportar e aplicar o medicamento e como descartar os resíduos decorrentes dessa aplicação. O paciente vai ter contato com o medicamento e com a agulha no consultório e pode simular uma aplicação. É um momento bem rico de instrução, que garante que o paciente entendeu todos os detalhes e vai conseguir fazer a aplicação do medicamento de forma satisfatória”, destaca Greice.
Quem faz parte da equipe
- Na Farmácia Básica Municipal, localizada em anexo à UBS Central, atuam as farmacêuticas Franciéli Simon e Greice Dettenborn e a atendente administrativa Roberta Alessandra Salvador Carvalho. Na farmácia da UBS Santo Antônio, atua a farmacêutica Michele Cristina da Luz, que começou a trabalhar no local em janeiro deste ano.