Com a chegada do fim de ano, as pessoas ficam mais propensas a refletir, agradecer, pensar sobre as ações durante o ano que passou e fazer pedidos para o ano vindouro. Os pacientes internados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) desejam, principalmente, a saúde e a recuperação, e foram esses os pedidos feitos às integrantes do Doutores P, no retorno das visitas do grupo no fim de 2022. Desde que a pandemia teve início os integrantes não puderam mais fazer atividades na casa de saúde. A primeira visita após as restrições foi no dia 3 de dezembro.
Uma das coordenadoras e integrantes, Eliane Turcatto, ressalta que poder voltar com os trabalhos do grupo no hospital foi uma espécie de renascimento, mesmo após 14 anos de atuação. Desde o retorno das visitas, no início de dezembro, já foram feitas duas atividades, a primeira no dia 3 e outra no dia 10 deste mês. As integrantes que participaram do primeiro momento foram Rosmeri Menzel, a doutora Anne Stésica e Márcia Santos, a médica Aluci Nada. Já no segundo encontro, participaram Eliane, como Dra Ema Róida e Nina Rosa Heinen Pereira, a Dra Rosa Ventosa.
A participante do Doutores P classifica o momento do retorno das atividades no hospital como um resgate do significado do trabalho e afirma que o contato com a arte e o personagem do palhaço traz uma humanização e uma energia positiva para o ambiente. “As últimas duas visitas foram incríveis, fluíram muito bem e nos sentimos incríveis. Muitos, incluindo nós, estavam com saudades deste trabalho. É terapêutico.”
Este retorno no período natalino torna tudo ainda mais especial. “Nas visitas deste mês levamos música natalina em ritmo de samba e fomos fantasiadas de rena e pinheiro de Natal”, explica. Além disso, as atividades incluem anotar os pedidos dos pacientes ao Papai Noel e recolher mensagens para o novo ano. “Essas visitas com cunho natalino levam a alegria desta época do ano.”
“Esse trabalho é importante para nós, para quem está lá dentro, entre pacientes e acompanhantes e a equipe de funcionários. Sempre é um momento de alegria e descontração durante a rotina.”
ELIANE TURCATTO
Coordenadora e integrante do grupo Doutores P
Saiba mais
- O Doutores P é um grupo de teatro com atores que fazem o papel de palhaços em visitas no HSSM. O objetivo é proporcionar momentos lúdicos dentro da casa de saúde e vivências diferentes em momentos que normalmente seriam sérios e tristes. “Queremos que os pacientes tenham alegria e saiam dessa ótica tradicional do hospital”, afirma Eliane, que participa praticamente desde o início do grupo.
- Com 14 anos de história, o Doutores P começou em 2007 e hoje conta com oito voluntários ativos que atuam como palhaços doutores.
- Cada integrante nomeia o seu personagem de forma humorada. Eliane, por exemplo, quando está na ativa é a Dra. Ema Roida. “Quando falamos o nome é engraçado, as pessoas riem na hora.”