A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tinha como objetivo apurar a falta de 1.782 colchões do Almoxarifado Municipal e que foi arquivada na semana passada, voltou à pauta da Câmara de Vereadores na sessão da noite desta segunda-feira, 5. Os parlamentares de oposição não estão dispostos a deixar o assunto cair no esquecimento e protagonizaram um episódio que, em princípio, jamais havia sido registrado no Poder Legislativo: votaram contra a ata da reunião anterior, justamente por não concordarem com o arquivamento da CPI dos Colchões.
Os cinco vereadores da bancada de oposição – Ezequiel Stahl (PL), Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), e Sandra Silberschlag, Diego Wolschick e Jeferson Schwingel, o GP, todos do PP, contestam a forma como a CPI foi sepultada. De acordo com eles, o expediente sequer deveria ter sido alvo da análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que emitiu parecer pelo arquivamento. Proponente da CPI, Ezequiel Stahl promete levar o assunto ao Ministério Público Federal (MPF), uma vez que os colchões alvo de investigação foram adquiridos com recursos da Defesa Civil Nacional, para beneficiar famílias atingidas pela catástrofe climática.
O presidente da Mesa Diretora da Casa do Povo, Dudu Luft (PDT), foi quem se manifestou acerca da reivindicação dos colegas. Ele disse que agiu de acordo com o Regimenta Interno do Poder Legislativo e deu transparência aos atos relacionados à CPI. Para Luft, a oposição não desiste da tentativa de desestabilizar o governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que na semana passada enviou à Câmara o relatório de uma sindicância interna esclarecendo os motivos que levaram às inconsistências: trocas de unidades de casal por solteiro e notas fiscais desencontradas.
SESSÃO SOLENE
Os trabalhos da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires desta semana não terminaram. Na noite de quarta-feira, 7, será realizada a sessão solene para a entregar de 15 títulos de Cidadão de Venâncio Aires. Cada parlamentar indicou uma pessoa com relevantes serviços prestados à comunidade, e os homenageados participarão da cerimônia a partir das 19h, no Chimarródromo Arnildo Bento da Silva, em evento que integra a programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).