Ministro do Desenvolvimento Agrário anuncia medida de apoio aos agricultores gaúchos

-

Cobrado durante o seminário da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), presidida pelo deputado Heitor Schuch (PSB/RS), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou, na quarta-feira, 19, em Brasília, que irá determinar aos cinco bancos que financiam o crédito rural no Estado para que suspendam imediatamente a cobrança das parcelas vencidas dos agricultores gaúchos prejudicados pela seca. A prorrogação do débito para o final do contrato já está prevista no Manual de Crédito Rural, porém, segundo o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Eugênio Zanetti, a norma não vem sendo cumprida pelos agentes financeiros. “Vou chamar esta semana, sem falta, o Banco do Brasil, o Banrisul e as três cooperativas de crédito”, garantiu o ministro, destacando que a medida será um alívio aos produtores enquanto o governo fecha a segunda parte do pacote de ações de socorro ao Rio Grande do Sul.

O deputado Heitor Schuch pediu agilidade do governo, reforçando que os agricultores com dívidas vencendo estão em situação de desespero, sem condições financeiras de honrar o compromisso e sem perspectivas para o plantio da próxima safra. O parlamentar destacou ainda que a pauta da Fetag ainda tem outros pedidos, como desconto nas parcelas, crédito emergencial e garantia de acesso ao seguro agrícola, além de políticas estruturantes para reservação de água. Na última terça-feira, 18, milhares de agricultores realizaram mobilização em todo o Rio Grande do Sul, reivindicando apoio. O ministro garantiu que o governo está trabalhando nas medidas, e a demora deve-se à definição de critérios para priorizar, efetivamente, quem teve prejuízos.

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado Elton Weber considerou positivo o ministro dizer que ‘existe um sentimento de pressa no governo para resolver a situação’, mas lembrou que os agricultores aguardam desde fevereiro. “Somente anúncios não bastam, temos urgência para que as prorrogações aconteçam de fato e que a União defina rapidamente os critérios que serão utilizados para os rebates”.

O seminário da FPAF marcou o lançamento dos trabalhos na atual legislatura do Congresso Nacional e reuniu parlamentares, lideranças políticas, especialistas, organizações da sociedade civil e agricultores familiares de todo o país – Contag, Fetags, Conab Embrapa, FAO -, que discutiram políticas públicas e ações para a promoção do fortalecimento do setor no Brasil. (Fonte: AI Heitor Schuch)

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido