Missa com procissão de Corpus Christi ocorre nesta quinta-feira, na Igreja São Sebastião Mártir

-

Nesta quinta-feira, 8, é comemorado mais um dia de Corpus Christi. Em Venâncio Aires, a data é marcada por atividades religiosas ligadas aos católicos. Às 8h30min, haverá missa na Igreja São Sebastião Mártir e, na sequência, uma procissão no Centro. Este ano, o tema é o ano vocacional ‘Corações ardendo, pés a caminho’.

O pároco Roque Hammes explica que a procissão será realizada em torno das quadras da Igreja Matriz e da Praça Coronel Thomaz Pereira, conhecida como Praça Católica. Juntamente com a missa, haverá recolhimento de doações de roupas e alimentos, que serão destinados para o Centro Promocional João XXIII.

Tapetes

Neste ano, novamente os tapetes que marcam a data serão confeccionados na Igreja Matriz. A Pastoral da Juventude é a responsável pela organização e a coordenação é de Thaís Amanda Gonçalves. Ela explica que, até o momento, foram confeccionados desenhos pela coordenação e alguns ajudantes e também foram feitas as pinturas das serragens. São em torno de 10 pessoas participando da atividade.

“Até o momento, está tudo tranquilo. Conseguimos nos adiantar no que se refere às preparações, agora estamos nos organizando para, na quarta-feira à noite, começar a confecção dos tapetes internos da igreja, e quinta de madrugada os externos”, afirma. Serão feitos 15 tapetes no interior da igreja e três na parte externa.

A expectativa é que muitos jovens auxiliem. Segundo ela, todos os anos, coroinhas, integrantes do Movimento do Objetivo Novo do Apostolado (Onda), Pastoral da Juventude e os pais destes jovens, se reúnem para confeccionar os tapetes. Thaís ressalta que, no momento, estão sendo aceitas doações de flores para enfeitar os tapetes, que podem ser entregues na secretaria da paróquia até a quarta-feira 7.

Jovens já organizam os moldes dos desenhos para a confecção dos tapetes. (Foto: Divulgação/Pastoral da Juventude)

Corpus Christi

  • O pároco Roque Hammes explica que, na solenidade de Corpus Christi, é manifestada publicamente a fé na presença de Jesus, representada através do pão consagrado, a hóstia e o vinho. “Ao se fazer presente na Eucaristia, Jesus se faz alimento para a caminhada. E, conforme palavras do papa Francisco, ‘ele não é um prêmio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos’. Por isso, é nas horas mais difíceis que a Eucaristia se torna mais necessária. Ao comungar Jesus nestes momentos, sentimo-nos mais unidos a ele.”
  • Outro elemento destacado em Corpus Christi é a caridade. Com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Dai-lhes vós mesmos de comer”, Hammes enfatiza que é recordado o pedido de Jesus aos apóstolos diante de uma multidão faminta. “Quando participamos da procissão de Corpus Christi, somos convidados a voltar os olhos ao nosso redor, reconhecendo que o mesmo Cristo que adoramos na Eucaristia está presente nos irmãos e, principalmente, nos irmãos mais carentes”, ressalta.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido