A primeira agenda oficial da missão internacional do governo gaúcho, que reúne deputados, secretários e empresários, em solo japonês, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18. A comitiva foi recebida em Shiga, província coirmã do Rio Grande do Sul, pelo governador Taizo Mikazuki e autoridades da região.
Em 2025, o acordo de irmandade entre os dois estados completará 45 anos. Mikazuki reforçou a importância dos laços de amizade e se solidarizou com o povo gaúcho pelos prejuízos ocasionados pelas enchentes. O governador Eduardo Leite e Mikazu assinaram um termo oficial, reafirmando a parceria entre os dois estados. O governador de Shiga ainda realizou a entrega de uma doação ao Rio Grande do Sul no valor aproximado de um milhão de ienes, o equivalente a R$ 37 mil.
O deputado estadual Airton Artus está na comitiva e destaca a recepção aos gaúchos, principalmente pelo estreitamento da relação entre as duas regiões, focando nas questões relacionadas à resiliência climática, já que Shiga tem expertise na área, além da tecnologia e inovação, educação e ainda na gestão hídrica.
Segundo Artus, o governador Mikazuki anunciou que virá ao Rio Grande do Sul no ano que vem para a celebração dos 45 anos de irmandade entre os dois estados. Após a recepção, a comitiva gaúcha fez um passeio pelo lago Biwa, o maior do Japão, dentro de um barco chamado Rio Grande, batizado em 1984 em homenagem ao acordo de fraternidade entre os dois estados firmado quatro anos antes.
O Legislativo gaúcho também foi representado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; pelo líder do governo, Frederico Antunes; e pelos deputados Luiz Fernando Mainardi, Thiago Duarte, Airton Artus e Vilmar Zanchin. O secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, e o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, também participaram do encontro.