Cada vez mais a mulher vem conquistando destaque em diversos espaços, e no meio rural não é diferente. Um dos exemplos disso é Mônica Moraes, 46 anos, primeira mulher a integrar a diretora do Sindicato Rural de Venâncio Aires e, também, a primeira vice-presidente.
Ela destaca que o número de agricultoras em evidência no espaço rural vem crescendo cada vez mais. Segundo Mônica, a força das mulheres nas propriedades rurais pode ser percebida na coragem de diversificar a produção. “Elas têm coragem de assumir a frente, serem independentes e as gestoras da propriedade”, ressalta.
Mônica sempre foi agricultora e agora é uma liderança importante que inspira e ajuda diversas mulheres. Outro orgulho dela é ter voltado a estudar, hoje é graduada em Agronegócio e pós-graduada em Tecnologia do Agronegócio, Gestão de Pessoas e Gestão Industrial.
Além da representação no Sindicato Rural, Mônica é também a vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), conselheira diretiva da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo (VRP), e presidente do Comitê de Ação e Cidadania contra Fome, Miséria e pela Vida, que administra a Casa de Acolhimento, além de participar de diversos conselhos do município.
Ela comenta que, no sindicato, está começando a ser organizada uma comissão específica para mulheres com a 9ª Regional do Sindicato Rural do RS. Outras oportunidades oferecidas pela entidade ao público feminino são os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com viés culinário, de artesanato e no cuidado de plantas.
- Mais de 3 mil – é o número de associados atuais do Sindicato Rural. Deste total, cerca de 45% são mulheres.