Representando a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Mônica Moraes, 47 anos, foi indicada pelo Banrisul para concorrer à 3ª edição do Troféu Destaques do Agro, que ocorrerá na Expointer, nesta quinta-feira, 29, às 19h. O prêmio tem o objetivo de considerar o trabalho realizado em práticas sustentáveis e inovações no setor agrícola em cinco categorias: Melhores Práticas Ambientais, Técnico Especialista em Agro, Agroindústria Familiar, Produtor Agro e Reconstrução no Campo. A Cooprova, sob a liderança de Mônica Moraes, está concorrendo na categoria Agroindústria Familiar. A premiação será transmitida pelo YouTube, no canal da TV Pampa.
Mônica Moraes é Tecnóloga em Gestão do Agronegócio e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Gestão Industrial. Foi a primeira mulher a integrar a diretoria do Sindicato Rural de Venâncio Aires e também foi a primeira vice-presidente e presidente da Cooprova. “É motivo de muito orgulho e satisfação representar a minha entidade e o município neste concurso que abrange todo o Rio Grande do Sul. Como mulher à frente de uma entidade tão importante para o desenvolvimento agrícola de Venâncio Aires, já me sinto feliz em ser uma das escolhidas. Caso eu ganhe o troféu, a realização será ainda mais completa”, ressalta.
Mônica conta que a indicação ao prêmio foi uma surpresa para todos os integrantes da Cooprova. “Realizei uma reunião com o gerente regional do Banrisul e, alguns dias depois, ele me avisou que iríamos concorrer ao prêmio durante a Expointer, em Esteio”, explica. Segundo a presidente, a Cooprova é uma entidade importante para o desenvolvimento do setor agrícola do município, atuando como prestadora de serviços e apoio às agroindústrias, que são essenciais para os agricultores. “O trabalho que realizamos em Venâncio Aires é muito importante. Nossa entidade ajuda no desenvolvimento e auxilia como pode nos serviços para os agricultores”, destaca.
“Será uma alegria enorme representar Venâncio Aires e a Cooprova neste evento na Expointer. Será ainda mais especial se esse prêmio vier para o município.”
MÔNICA MORAES
Presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova)
Conheça Mônica Moraes
• Filha de agricultores e natural de Linha Hansel, Mônica Moraes, 47 anos, é presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). Também é conselheira diretiva da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo (VRP) e presidente do Comitê de Ação e Cidadania contra Fome, Miséria e pela Vida, que administra a Casa de Acolhimento, além de participar de diversos conselhos do município.
• Mônica teve uma infância humilde e ajudava os pais na produção de tabaco. Aos 21 anos casou e, três anos depois, nasceu o primeiro filho, José Luís. Depois, veio Guilherme. Com 39 anos, após a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), concluiu o Ensino Fundamental e, no ano seguinte, o Ensino Médio. Na época, era produtora de morangos, em Linha Estrela, onde reside atualmente. A graduação e as pós-graduações vieram na sequência. Outro feito da carreira que ela comemora é a carteira de motorista para caminhão, que conquistou há mais de dois anos.