Na última semana, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Monte das Tabocas recebeu o trabalho em grafite da Organização Não Governamental (ONG) Consciência e Atitude (Coat), que faz parte do projeto Grafite Colorindo a City, uma iniciativa da Coat em parceria com a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e com recursos de emenda impositiva do vereador Benildo Soares (Republicanos).
A pintura foi realizada em parceria com o Ateliê Vivências Urbanas (AVU), de Santa Cruz do Sul, e contou com a participação dos artistas Digo Tibano, Berma MC, Mano Celo e São Peralta. Segundo o coordenador da Coat e produtor cultural, Djalma da Silva, a ideia partiu da escola e o convite foi realizado pelo professor Wesley Hoffmann. “Esse painel é um presente do hip hop para a escola que completou 100 anos em 2022. Completei o meu ensino médio na escola, assim como minha filha e milhares de pessoas ao longo desses 100 anos de história”, relembra Silva.
Além disso, ele explica que o mural representa a escola como um lugar que vai além do ensino curricular, é também um lugar de educação, cultura e arte, elementos fundamentais na formação humana. “E colocamos Paulo Freire, patrono da educação, no lugar onde ele deve estar, no ponto mais alto da escola. É também um presente para nossa cidade que, geralmente, é tão cinza”, destaca.
“Esse trabalho também visa tornar a escola um lugar mais atrativo para os alunos. E o projeto Grafite Colorindo a City busca auxiliar na profissionalização dos artistas e na produção e desenvolvimento das artes.”
DJALMA DA SILVA
Coordenador da Coat