Uma ação integrada entre a Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, realizada na tarde de ontem, no interior do município de Aceguã, no sudoeste do Rio Grande do Sul, resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de 405 caixas de cigarros contrabandeados, avaliados em cerca de meio milhão de Reais.
Entre os presos está um morador do interior de Venâncio Aires. Ele tem 45 anos e segundo apurou a Polícia Civil, possui diversos antecedentes criminais, entre eles por posse de arma de fogo, disparo em via pública e contrabando de cigarros.
Este indivíduo era o motorista do caminhão, um Ford Cargo, onde estava o carregamento de cigarros, que totaliza 202.500 maços.
Outros dois presos são de Santa Cruz do Sul e têm idades de 28 e 35 anos, ambos com antecedentes criminais, e o quatro preso tem 41 anos e é morador de Lajeado. Ele também possui diversos antecedentes, entre eles por homicídio, contrabando e receptação de veículo roubado.
Segundo apurado, estes três indivíduos estavam em dois veículos (uma VW/Saveiro com placas de Venâncio Aires e um VW/Voyage com placas de Santa Cruz) e faziam a escolta do Ford/Cargo, que tem placas de fora do Estado.
Investigação
Os policiais estavam investigando um grupo criminoso responsável pela distribuição de cigarros paraguaios na região de Bagé e fronteira com o Uruguai, quando identificaram a movimentação de um comboio de três veículos pelas estradas do interior de Candiota.
Na localidade de ‘Quatro bocas’ da Colônia Nova, no interior de Aceguá, os veículos foram identificados, mas os condutores empreenderam fuga em alta velocidade, sendo abordados após alguns quilômetros.
Todos os presos possuem antecedentes criminais e foram encaminhados à Polícia Federal.