Em Linha Marechal Floriano Baixo, as incessantes chuvas causam afundamento e rachaduras em lavouras e na estrada principal da localidade. De acordo com o aposentado Valério João Teixeira, de 69 anos, isso aconteceu na madrugada de quinta-feira, 2, por volta das 2h. “Meu vizinho disse que acordou com um barulhão e depois viu que a estrada tinha afundado”, relembrou.
O agricultor aposentado se refere a dois pontos da estrada, onde houve afundamentos que deixaram um desnível de quase um metro de altura. Por isso, os próprios moradores e servidores da Prefeitura sinalizaram o trecho com fitas refletivas, para avisar os motoristas que o trânsito está interrompido. “E até uma cadeira colocaram no meia da estrada, para deixar bem visível”, observou Teixeira. A lavoura ao lado do local onde a estrada cedeu apresenta duas longas fendas e desníveis, também provocadas pelas chuvas.
Sobre estas fendas, o aposentado recordou que, na enchente de 1974, a roça do seu irmão foi atingida. “Deu uma rachadura bem grande, que se fechou com o tempo”, explicou. Teixeira, que tem propriedade do outro lado do ponto onde a estrada está interrompida, encara a situação com serenidade. “A natureza está dando sinais. Deveríamos prestar mais atenção”, comentou. Ele mencionou que servidores da Prefeitura já estiveram no local. “Aqui está ruim, mas sabemos que tem lugares muito piores. Temos que entender e aguardar”, resumiu.