Moradores voltam a reclamar do mau cheiro em Venâncio

-

Desde o início da manhã deste sábado, 27, a Folha do Mate recebe relatos do mau cheiro em Venâncio Aires. Moradores de diversos bairros contam que o odor é forte e atinge praticamente toda a cidade. O secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, afirmou que ainda não há uma definição sobre a causa, mas que as equipes de fiscalização foram informadas sobre o assunto.

De acordo com Lehmen, há diversas possibilidades para o mau cheiro e que o mais provável seria o uso de biofertilizante em uma empresa localizada em um município vizinho que, quando há períodos de chuva ou alteração no vento, acaba gerando o odor na Capital do Chimarrão. “Nós tivemos a incidência, no final de 2023, de uma lavoura localizada em Linha Ponte Queimada, que estava aplicando biofertilizante. Mas que, segundo a própria empresa, já teria encerrado a aplicação ao final do ano”, explica.

Caso a informação seja confirmada, ele explica que será feita uma investigação pela equipe técnica de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente na segunda-feira, 29. “Assim poderão fazer uma análise diante dos dados. É importante que as pessoas nos digam de onde estão constatando esse cheiro para que se possa fazer uma análise mais aprofundada”, completa.

Caso a população sinta o mau cheiro na cidade e tenha informações de onde esse odor está vindo, pode entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires pelo WhatsApp (51) 99791-1840.

Relembre

A Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires realizou no dia 28 de dezembro, uma fiscalização em locais que pudessem estar provocando o mau cheiro que foi sentido na cidade nos dias anteriores. Um dos locais fiscalizados, foi uma lavoura localizada em Linha Ponte Queimada. No local, foi utilizado biofertilizante, que pode ter sido o causador do mau cheiro.

O produtor rural foi orientado sobre o correto manuseio do biofertilizante, que necessita de cuidados para que o odor não avance para áreas urbanas. Além da área rural do município, os bairros Coronel Brito, Brígida e Morsch também foram fiscalizados.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido