Quem passa na esquina das ruas Pedro Grünhauser e 1º de Março, no bairro Morsch, precisa ter atenção com um buraco no meio da rua. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou, há cerca de um mês, o conserto de um encanamento na rede de esgoto. No entanto, a demora para finalização é questionada por moradores da região.
Maria Lehmen, 56 anos, é uma delas, e comenta que o cheiro fica insuportável em alguns dias. “Não dá para abrir a casa”, afirma ela, que reside no local há mais de 20 anos. A indignação dos moradores se dá pela demora em finalizar o conserto. “Tinha dias que eu nem conseguia sair de casa, era puro barro, até que ajeitaram um pouco o lado aqui de casa”, comenta. Além disso, os moradores temem a possibilidade de acidentes, devido ao movimento de veículos pelo local.
Contatada pela Folha do Mate, a Assessoria de Imprensa da Corsan informou que a tubulação que passa pelo local e leva o esgoto coletado até a estação de tratamento está obstruída por algum resíduo que se solidificou. Além disso, por ser um serviço complexo, o desentupimento da tubulação de cinco metros de profundidade só pode ser feito por uma empresa especializada, que está sendo contratada. A previsão é de que a desobstrução esteja concluída dentro de 15 dias.
O gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, explica que o problema foi no emissário, quando o esgoto chega nesta tubulação. Depois, ele vai para a elevatória, para bombeamento até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no mesmo bairro. “É preciso cuidado pois a adutora de água passa ao lado da tubulação”, completa.
Neste período de conserto, para que não aconteça o extravasamento, a Corsan explica que foi instalada uma bomba para auxiliar no transporte do esgoto até a estação de tratamento.
Contato
• De acordo com a Corsan, solicitações, pedidos de informação ou comunicados podem ser feitos pelos canais oficiais da companhia, como o aplicativo Corsan (no telefone celular), site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800-646-6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.