Motosserra a bateria: equipamento para facilitar o manejo nas plantações de erva-mate

-

A propriedade de Guilherme Wagner, em Vila Santa Emília, no interior de Venâncio Aires, foi o local de entrega técnica de três motosserras a bateria da marca Stihl, na tarde de quarta-feira, 6. Os equipamentos foram adquiridos pela Associação dos Produtores de Erva-mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), com recursos provenientes de uma emenda impositiva no valor de R$ 15 mil, destinada pelo vereador Gilberto dos Santos (MDB). Na ocasião, os associados também receberam orientações sobre o uso adequado, manutenção e uso de EPIs, dadas pelo técnico da empresa Lothar Krause.

A exemplo do que já vem sendo utilizado em outros polos, a motosserra a bateria proporcionará benefícios econômicos, sociais e ambientais aos agricultores associados. Economicamente, permitirá um manejo mais qualificado da planta, refletindo em maior produtividade. Socialmente, reduzirá a penosidade do trabalho, já que a motosserra a bateria é mais leve e emite menos ruído em comparação com as tradicionais motosserras a gasolina. Ambientalmente, traz vantagens por não emitir gases poluentes, além de que a redução da penosidade incentiva novos plantios — sendo a erva-mate uma planta nativa e símbolo do Rio Grande do Sul.


Saiba mais:

Neste ano, a Aspemva completou 11 anos de criação. Além de representar um dos cinco pólos ervateiros do Rio Grande do Sul, a entidade tem como o objetivo principal o fortalecimento entre os associados. Os encontros e atividades promovidas têm intuito de troca de experiências para qualificar a atividade e valorização da condição de produtores de erva-mate. A Associação tem o apoio da Emater RS e Administração Municipal.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido