Após cinco anos, a Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci) retornou no campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A oitava edição do evento ocorreu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro e premiou 41 projetos destaques, além de classificar dois para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e um para a Mostra de Ciências e Tecnologias promovida pelo IFSul Campus Charqueadas (Mocitec).
Segundo o coordenador da Movaci, Cristian Oliveira da Conceição, mais de 1,1 mil pessoas visitaram o campus nos três dias e um terço participou com algum projeto. “A retomada foi maravilhosa. Para nós, fica a emoção de ver os alunos, principalmente do 4º ano do Ensino Médio, felizes e saber que aproveitaram cada momento”, frisa. Agora, o coordenador afirma que será um momento de analisar o que funcionou e o que deu errado, pensando já nas próximas edições. “Primeiro, precisamos conseguir mais vagas para a Mostratec e Mocitec e ampliar os espaços de interação”, destacou.
Emoção
A professora de matemática da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul, Tayná Luiza Henn, representou o educandário na Movaci. A escola foi premiada em duas categorias, no Ensino Fundamental, na área de Linguagens e Ciências Humanas e, no Ensino Médio, na área de Ciências Humanas. “A Movaci é um momento de troca de conhecimentos e sempre priorizamos a iniciação científica, pesquisa e o estudante como protagonista da sua aprendizagem. Esperamos voltar nos próximos anos”, destacou.
A estudante do 4º ano do Ensino Médio do IFSul, Luisa Stertz Teixeira, de 19 anos, foi premiada na categoria Extensão, com o projeto ‘Filosofinhos: brincar de pensar’ e na área de Línguas e Artes, com ‘Se não está conosco, está contra nós: a montagem cênica como um questionador da realidade social’. “Nem acreditava que ganharia. Estava nervosa nas apresentações, mas o ‘Filosofinhos’ foi uma grande apresentação, porém ainda estava com medo de me frustrar. Chorei muito no momento da vitória”, comemorou.
No projeto ‘Filosofinhos’, ela contou com a parceria dos estudantes Gabriel Schwendler Soares e Maria Laura Rosa e Royer. “Agradecemos a todos, também à professora Mariana [Jantsch, orientadora do grupo], e acredito que todos devem acompanhar, é um projeto lindo”, finalizou a jovem.
Classificados para a Mostratec e Mocitec
Mostratec Jr
• Alimentador de cães – Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua.
• Orientadores: Rosirene Petter Quinot, Ranielli Stohr.
• Alunos: Quéren Assis Kroth, Rafael Antônio Fagundes da Silva e Matheus Henrique Scmidt.
Mostratec
• Concepções sobre a memória da Ditadura Militar a partir da remoção da estátua de Arthur da Costa e Silva e do Museu Costa e Silva em Taquari-RS – IFSul campus Venâncio Aires.
• Orientadora: Isadora Talita Lunardi Diehl.
• Alunos: Kétlin Machado da Silva e Gabriel Artur Lermen.
Mocitec
• Filosofinhos: brincar de pensar – IFSul campus Venâncio Aires.
• Orientadora: Mariana Jantsch de Souza.
• Alunos: Luiza Stertz Teixeira, Gabriel Schwendler Soares e Maria Laura Rosa e Royer.