Neste sábado, 23, dezenas de voluntários devem participar da 17ª edição do movimento Viva o Taquari-Antas Vivo. A pedido da comunidade as atividades de conscientização e educação ambiental serão realizadas no Arroio Castelhano, principal afluente do rio Taquari na região. A abertura oficial do evento ocorre a partir das 7h30min, na academia ao ar livre no Acesso Grão-Pará e a programação segue até às 11h30min, simultaneamente às ações de outras cidades próximas.
Durante o evento, liderado pela Secretaria do Meio Ambiente, está prevista a retirada de lixo próximo ao arroio e ao longo do caminhódromo do Acesso Grão-Pará, além da instalação de placas de conscientização nas áreas circundantes, com o objetivo de sensibilizar para a importância do cuidado ambiental e preservação dos recursos hídricos, e o plantio de 200 mudas de árvores nativas nas margens do Castelhano.
- A ação do Viva o Taquari-Antas Vivo tem o apoio do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM.
Vila Mariante
Já nesta sexta-feira, 22, em celebração ao Dia Mundial da Água, Vila Mariante, ponto tradicional do programa, também sediará atividades às margens do rio Taquari. Além de um evento na Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, serão instaladas placas educativas às margens do rio. As atividades iniciam às 14h.
Conforme a fiscal ambiental, Carin Gomes, a preocupação com o estado atual do rio é evidente, devido às enchentes que atingiram a região em setembro e novembro do ano passado. “Apesar de concentrarmos nossas ações no arroio Castelhano nesta edição, também serão realizadas algumas atividades no rio Taquari, com ênfase na conscientização da população sobre a importância da mata ciliar e o descarte adequado dos resíduos”, destaca Carin.
Fonte: AI Prefeitura