Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Com o objetivo de valorizar a vida, a Comissão de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STRva), promove, na próxima segunda-feira, 18, um encontro que tem como tema: ‘Por mim, por ti, por nós: um olhar sensível para a vida’.
A iniciativa, aberta ao público, será realizada no salão de eventos do STR, e terá como ponto alto uma roda de conversa com a psicóloga da Unisc, Eduarda Corrêa Lasta, que trará orientações sobre como as pessoas podem reconhecer os sinais da depressão.
A secretária do STR, Rosenei Neumann, destaca que a promoção deste momento com a profissional é importante para sanar dúvidas relacionadas ao assunto. “Quando a Comissão de Mulheres do STR de Venâncio Aires fez, no final do ano de 2022, o calendário de promoções para 2023, surgiu a ideia de esse ano não fazer um evento em outubro, e sim, um encontro alusivo ao Setembro Amarelo. Pensamos que é muito significativo trazer essa proposta para uma roda de conversa, pois pode-se fazer questionamentos e é uma oportunidade que se tem para conhecer um pouco mais da doença”, explica.
Rosenei, também, convida a toda comunidade para prestigiar o encontro. “Todos que desejam ir serão bem-vindos. Será uma tarde muito especial para conversar e tomar um bom chimarrão”, finaliza.
Programação
- 13h30min: Início;
- 13h45min: Momento de autocuidado com a consultora Mary Kay, Vanda Kist;
- 14h: Roda de conversa com Eduarda Corrêa Lasta, psicóloga da Unisc, com foco em como identificar sinais de depressão e maneiras de ajudar as famílias e as pessoas que enfrentam com a doença;
- 15h30min: Lanche;
- 16h: Continuação da roda de conversa, com a presença da comitiva do STR que participou da Marcha das Margaridas, em Brasília;
- 16h30min: Encerramento.
Fonte: AI STRva