Projeto oportunizou jovens a conhecer a estrutura da instituição
(Foto: Leonardo Pereira)
Projeto oportunizou jovens a conhecer a estrutura da instituição (Foto: Leonardo Pereira)

Surpresa e interesse. A reação de todos, desde autoridades até estudantes, foi a mesma ao passar pelas oito estações do Mundo Senai. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 6, na nova escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Frederico Closs, no bairro Aviação, e recebeu mais de 500 visitantes.

Esta foi a primeira edição no novo espaço, voltada para alunos do Ensino Médio, para trabalhadores e gerentes da indústria e comunidade. O objetivo do Mundo Senai foi apresentar a estrutura e os cursos da instituição para o público. Gerente regional de Operações do Senai, Daniel Machado, afirma que foram mais de 500 alunos durante todo o dia.

“Os aprendizes, alunos do Senai, conduziram as atividades. Mostramos as possibilidades de carreiras técnicas, os cursos oferecidos e os caminhos que podem desenvolver”, destacou. Machado comemorou, ainda, a ótima adesão da comunidade, “tivemos a presença de representantes da indústria também”, completou.

A instituição oferece cursos nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, automação industrial e gestão, contando com laboratórios modernos, como o Senai Lab, que aproximam os alunos da Indústria 4.0. Além disso, há uma área preparada para receber as unidades móveis, permitindo à comunidade acessar outros ramos em busca de qualificação profissional. Além disso, as oportunidades dos cursos do Qualifica Venâncio.

Estrutura do Senai aprovada

A estudante da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem (CAJ), Dhiovana Gonçalves Lopes, de 17 anos, visitou a instituição pela primeira vez e ficou surpresa pela qualidade dos cursos apresentados. “Achei bem interessante, são cursos de diversas áreas e oportunidades diferentes. O espaço é bem grande e com pessoas gentis e espertas. O atendimento é bem acolhedor”, disse.

Estudante do CAJ, Dhiovana gostou da experiência (Foto: Leonardo Pereira)

500 – foi o número de pessoas que visitaram o Mundo Senai.

Na tarde de sexta, o prefeito Jarbas da Rosa visitou a entidade, junto dos secretários de Governança e Gestão, Tiago Quintana, e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, além do assessor administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Darlan Rieger. Com o auxílio do gerente Daniel Machado, teve a oportunidade de assistir a diversas apresentações.

Prefeito Jarbas da Rosa testou um dos experimentos (Foto: Leonardo Pereira)

O secretário Marcos Hüttmann comemorou a retomada do programa e destacou a oportunidade para inserir jovens no mundo da inovação e da qualificação voltado para a indústria. “Me espantei com a qualificação e vocabulário deles. Jovens de 16 anos falando como alguém que tem formação técnica e experiência. É um trabalho fantástico.”

“Desejamos que esse evento seja cada vez maior e que a comunidade de Venâncio Aires, que já faz muito, abrace cada vez mais o Senai e enxergue nele uma possibilidade de desenvolvimento, de futuro para os jovens e de qualificação para os adultos que já estão no mercado de trabalho industrial.”

DANIEL MACHADO

Gerente regional de Operações do Senai