Mobilizar a sociedade sobre a importância dos tributos e a fiscalização do gasto público é o que impulsionou a Administração de Venâncio Aires, através das Secretarias Municipais da Fazenda, de Educação e de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, juntamente com o Grupo de Educação Fiscal a promover o II Seminário Regional de Educação Fiscal. O evento acontecerá na quarta-feira, dia 3 de julho, no Clube de Leituras, a partir das 8h.
Conforme a fiscal tributária do Município, Roberta Schenkel Gomes, a iniciativa visa conscientizar a comunidade sobre a relevância dos tributos, a correta aplicação dos recursos públicos e a importância da fiscalização dos gastos públicos como um ato de cidadania. “Nossa intenção é mostrar para a sociedade que os tributos são essenciais para o desenvolvimento do município. Será um dia de aprendizado e troca de experiências. Queremos formar cidadãos capazes de compreender a função social desses tributos e do exercício da cidadania”, explica Roberta.
O evento é destinado para a comunidade em geral, educadores, estudantes, grupos de educação fiscal da região e servidores públicos As inscrições devem ser feitas através do link, até o dia 28 de junho. “Queremos envolver o máximo de pessoas possível. A educação fiscal é uma ferramenta poderosa para transformar a realidade do nosso município. Esperamos que todos participem e se tornem agentes de mudança,” conclui Roberta.
Nesta semana, o Grupo de Educação Fiscal realizou a entrega de livros sobre a temática às equipes diretivas de todas as escolas municipais. O seminário é uma realização da Administração de Venâncio Aires e do Grupo de Educação Fiscal, com o apoio do Programa de Educação Fiscal – RS e Programa Nota Fiscal Gaúcha.
Programação do evento
- 8h: Credenciamento
- 8h30min: Abertura Oficial
- 9h: Palestra Musicada ‘Sapiência e Enrolado’ com Rodrigo Munari, cantor, compositor, escritor, filósofo e palestrante.
- 10h: Coffee break
- 10h15min: Palestra ‘Afinal, O que é Educação e Cidadania Fiscal?’ com a professora Tatiele Gisch Kuntz e professora Luana Ecker do Grupo de Educação Fiscal da Univates.
- 11h: Intervalo para o almoço
Programação da Tarde
- 13h: Retorno das atividades e assinatura da lista de presença
- 13h30min: Apresentação cultural
- 14h: Palestra ‘Projetos, Comunicação e Educação Fiscal e Financeira’ com a TTRE Tamara Dentee
- 15h: Coffee break
- 15h30min: Relatos de Tutoria Voluntária no Curso de Educação Fiscal na BNCC com Cláudia Lourenço da Luz, professora da rede municipal de ensino de Venâncio Aires.
Fonte: AI Prefeitura