Um desejo antigo dos tradicionalistas de Venâncio Aires está virando realidade. Foi protocolado, junto ao Governo do Estado, um projeto que prevê a cobertura da pista de rodeios do Parque Municipal do Chimarrão. A obra está orçada em R$ 7 milhões e, caso aprovada, contará com contrapartida da Administração Municipal em torno de 20% do valor.
Conforme o secretário de Planejamento e Urbanismo da Capital do Chimarrão, Gustavo Von Helden, a oportunidade surgiu por articulação do pré-candidato a deputado estadual, Celso Kramer (Podemos), que comunicou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) da possibilidade de encaminhamento da demanda. O projeto foi desenvolvido pela pasta e protocolado junto à secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul no dia 30 de maio.
O secretário cita que o projeto é de grande utilidade aos participantes de rodeios. “A cobertura, além de beneficiar a realização dos eventos em dias de chuva, beneficiará também os animais que não ficarão desprotegidos das condições climáticas”, afirma.
O vereador Ezequiel Stahl (PTB) acompanhou o protocolo do projeto junto ao Governo do Estado e afirmou que, após o rodeio realizado na 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), ficou evidente que é necessário ter um espaço mais adequado para a realização das provas de tiro de laço, isso porque o período de chuva acaba deixando a pista de laço uma verdadeira lama. “O projeto é de extrema importância porque o tradicionalismo movimenta o turismo e o esporte, além de ser muito forte na nossa cidade essa cultura”, salienta o petebista.
Conforme o vice-presidente campeiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), José Nicanor Castilhos de Oliveira, o Rio Grande do Sul possui cinco pistas de laço cobertas, sendo em Caxias do Sul, Canoas, Portão, Rolante e Ipê. Destas, apenas a de Caxias do Sul e Canoas são públicas, as demais são particulares.
R$ 7 milhões
é o valor previsto para viabilizar a obra.