Solenidade transcorreu no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul
Solenidade transcorreu no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Foto: Arthur Vargas/Ascom SES)

Na quarta-feira, 20, à tarde, a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério Público do Rio Grande do Sul entregaram certificados aos municípios gaúchos que atingiram metas nas campanhas de vacinação. Na microrregião, Mato Leitão e Vale Verde receberam selo prata ‘Município Amigo da Vacina 2025’. Passo do Sobrado recebeu o selo bronze. Venâncio Aires não alcançou as metas, ficando de fora da lista.

Ao todo, 415 municípios foram certificados por terem atingido as metas estabelecidas em 2024 para as vacinas pentavalente, tríplice viral e contra o HPV. Do total, 139 receberam o selo ouro por atingir as metas nos três imunizantes; 153, o selo prata (metas em dois imunizantes); e 123, o selo bronze (meta em um imunizante).

Mato Leitão atingiu metas nas categorias Baby e Teens. O vice-prefeito e secretário da Saúde, Luciano André Vargas, e a enfermeira Kátia Heinen, que coordena a Sala de Vacinas na Unidade Básica de Saúde do Centro, receberam a certificação. “Realmente, esse selo prata, que vem de um selo bronze, é uma grande conquista”, ressaltou ele. Também destacou a mobilização das agentes de saúde, equipe de enfermagem e toda a unidade de saúde. “Nossa meta é alcançar o ouro e se manter.” Observa que, para isso, dependerá também das famílias manterem as carteirinhas em dia.

Secretário Luciano Vargas e enfermeira Kátia Heinen receberam a certificação por Mato Leitão (Foto: AI/Prefeitura)

Pelo município de Vale Verde, receberam a certificação o prefeito Ricardo Froemming, a secretária da Saúde, Sandra Mello, e a enfermeira Camila Santos. O município também atingiu meta nas categorias Baby e Teens. Atingiu 95% das vacinas penta e HPV. Em nota, divulgada pela assessoria de comunicação, o Executivo observa que “esse selo mostra a busca ativa da equipe de saúde e vacinadoras pela conscientização da população, de que vacina salva vidas.”

Vale Verde foi representado pela enfermeira Camila Santos, prefeito Ricardo Froemming e secretária Sandra Mello (Foto: Arthur Vargas/Ascom SES)

Passo do Sobrado recebeu o selo bronze na categoria Dente de Leite. A certificação foi entregue à enfermeira e coordenadora da Sala de Vacinas do município, Josiane Kroth, e à secretária de Saúde, Lilian Queiroz, que parabenizou todos os vacinadores pelo trabalho. “É resultado de um conjunto de esforços da equipe de saúde, das administrações municipais, da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público e em conjunto com o esforço diário das equipes”, comemorou Lilian. Ela destacou a recente inauguração do Centro de Imunização, que é modelo de serviço oferecido à população.

Secretária estadual de Saúde, Arita Bergman (centro), entregou o certifico de Passo do Sobrado a Josiane Crotche e Lilian Queiroz (Foto: Arthur Vargas/Ascom SES)

Categorias do Amigos da Vacinação

  • Baby: cobertura maior ou igual a 95% (terceira dose para menores de um ano de idade) para a vacina pentavalente
  • Dente de Leite: cobertura maior ou igual a 95% (primeira dose para crianças de um ano de idade) para a vacina tríplice viral
  • Teens: cobertura maior ou igual a 80% (adolescentes e pré-adolescentes de nove anos a 14 anos, uma dose) para vacina contra o HPV