Com o tema ‘Página e Memórias: Reverências às Nossas Tradições’, o Museu de Venâncio Aires realiza uma exposição alusiva ao Dia do Gaúcho. São mais de 100 itens que remetem à história tradicionalista, cada um com uma peculiaridade, que estão disponíveis para visitação até o dia 30 de setembro.
Os horários são de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. No domingo da próxima semana, o Museu estará aberto das 15h às 19h. Entre os itens em exposição se destacam pilchas gaúchas, um vestido cedido pela tradicionalista Yolanda Agnes, o Cantinho da Prenda (que exibe faixas e trabalhos de prendas do município, como Regina Colombelli e Fernanda Saldanha), uma carta do princípio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), esporas, arreios e celas, entre outros objetos.
Conforme a responsável pelas exposições do Museu, Beatriz Colombelli, a mostra é realizada anualmente como forma de valorizar a história do Rio Grande do Sul e ressaltar a cultura raiz, além de expor os legados deixados pelos antepassados. “A exposição do Dia do Gaúcho foi criada para que as pessoas saibam que o Museu de Venâncio Aires é também tradicionalista e preserva a tradição gaúcha”, ressalta.
Um item tradicionalista que o Museu ainda não tem no acervo é o vestido de prenda. Quem tiver um em bom estado e se interesse em expor ou doar, pode entrar em contato pelo telefone (51) 3741-5713. Além disso, o Museu de Venâncio Aires aceita outras doações ou cedências de itens antigos e que remetam à história.