Nesta quarta-feira, dia 26, o Museu de Venâncio Aires chega ao 28º aniversário. Desde o ano de fundação, em 1994, a entidade conta com grande ajuda da população. Assim foi quando começou a campanha para a aquisição do Edifício Storck, local em que o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) está situado atualmente – na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Barão do Triunfo. Foram 673 ‘doadores de metro quadrado’ e uma emenda parlamentar do então deputado Gleno Scherer que possibilitaram a compra do prédio por 500 mil dólares.
Por conta do grande número de doações de peças da comunidade, fundamental para a composição do acervo, foi o que denominou o espaço de ‘museu de muitos donos’. “No início, não imaginava um museu tão grande. A ajuda da comunidade foi muito significativa para auxiliar na construção. Mas, também, nesses 28 anos, tivemos grandes dificuldades, como um vendaval que destelhou parte do prédio e um incêndio que, por sorte, os bombeiros conseguiram controlar e não chegou a causar maiores danos”, comenta o tesoureiro e voluntário do Nucva, Flávio Seibt.
Atualmente, o Museu está com três funcionários e quatro voluntários que auxiliam nos trabalhos. Como projeções para os próximos anos, Seibt destaca uma parceria com a Prefeitura para auxiliar na manutenção e pagamento dos funcionários, além da troca de telhado, pintura e a colocação de um elevador, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Lic). Já o presidente do Nucva, Lúcio Rabuske, acrescenta o desejo de se ter mais um prédio para guardar outras peças do acervo. “Mas são todos planos para os próximos anos”, salienta.
Aniversário
Durante esta semana, o Museu terá atendimento estendido. Será das 9h às 19h, sem fechar ao meio-dia – e não das 7h às 21h, como havia sido divulgado anteriormente. O público poderá conferir as exposições ‘Rádio e Jornal – A comunicação que resiste ao tempo’ e ‘Arte de Brincar’, com quadros de Joana Puglia e desenhos de Weslley Gomes. “Contamos com a visita dos venâncio-airenses, não só nesta semana, mas nas demais também para prestigiar as exposições e ver a grandiosidade de artefatos que há neste espaço”, convida o presidente.
“O Museu é importante não só para Venâncio, mas para o mundo todo. Temos peças do acervo que contam a história mundial. E isso foi o povo que fez, que ajudou e doou essas peças.”
FLÁVIO SEIBT
Tesoureiro e voluntário do Nucva
Diretoria
Presidente: Lúcio Rabuske
Vice-presidente: Marco Simão
1º tesoureiro: Flávio Luiz Seibt
2º tesoureiro: Carlos Theisen
1º secretária: Andrea Boufleur
2º secretária: Daiana Nervo
Conselho Fiscal: Flávio José Bienert, Walter Bergamaschi, Adriano Luis Becker
Saiba mais
• Funcionários: Andrea Boufleur, André Pinheiro e Henrique Ferrari Regert.
• Voluntários: Juliana Bruxel, Losane Wazlawovsky, Fabiano Geraldo e Flávio Seibt.