Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, Venâncio Aires se organiza para viver a 25ª Feira do Livro e a 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi). As programações estão marcadas para acontecer no Parque Municipal do Chimarrão e a comissão organizadora que esteve reunida nesta quinta-feira, 6, definiu detalhes das atividades, assim como o nome do patrono da Feira do Livro.
Entre os atrativos já confirmados, conforme destaca o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique, está a vinda do programa Museu Itinerante da PUC, do Museu de Ciências e Tecnologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Os eventos são realizados em parceria entre a Prefeitura, o Sesc e o Conselho Municipal de Cultura e Esporte.
Outra definição da comissão organizadora no encontro desta semana, foi o tema que vai nortear a Feira Municipal do Livro neste ano: “(Re) construindo histórias e memórias”. “Neste momento que estamos vivendo, a opção de manter a realização de um dos principais eventos culturais do município veio juntamente com a vontade de marcar a 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires com uma programação que nos traga a emoção e a riqueza das histórias, dos recomeços, fomentando a cultura e a literatura com uma programação recheada de artistas locais e regionais nos quatro dias do evento, quando as histórias serão contadas, revisitadas e criadas”, destaca a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araújo.
A programação da Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação vai reunir projetos escolares nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os trabalhos serão apresentados pelos estudantes nos dias 29 e 30 de agosto e avaliados por uma comissão que vai premiar os três primeiros de cada categoria e também selecionar para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de Novo Hamburgo.
Fonte: AI Prefeitura