Em 2024 é celebrado pelo Rio Grande do Sul o bicentenário da imigração alemã no estado. Estão previstas atividades em diversos municípios gaúchos. Embora ainda não haja programação oficial em Venâncio Aires, o Museu da Capital Nacional do Chimarrão já tem atividade agendada alusiva à comemoração.
No dia 13 de abril, às 14h30min, será dado início à exposição ‘Nossos imigrantes desbravando caminhos’, que segue até o fim de agosto. Mais tarde, às 15h30min, haverá palestra ‘A história dos Imigrantes Boêmios’, com Décio Aloisio Schauren, genealogista e pesquisador de História da Imigração Alemã.
Visita
No sábado, 23, o Museu recebeu a visita do presidente Comissão do Bicentenário, Rafael Gessinger. Ele se reuniu com o presidente do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva), Cristiano Pilz, para conhecer o prédio. “É um patrimônio histórico. Mesmo sendo apenas um amante da arquitetura, já me impressionei com o tamanho do prédio e com a solidez dele.
Um prédio desse porte, desse tamanho, precisa do carinho de toda a população. Então, isso é uma coisa que o bicentenário está permitindo. Além disso, Venâncio Aires é uma cidade importantíssima. É uma cidade grande, que tem uma influência muito grande de várias etnias. Muitos imigrantes de língua alemã vieram pra cá”, destacou Gessinger.