Por Marina Mayer e Luana Schweikart
Para os devotos de Nossa Senhora Aparecida, o dia 12 de outubro se torna ainda mais especial. É nesta data que se festejam as graças alcançadas com auxílio da santa. A padroeira do Brasil auxilia muitos apreciadores na resolução dos mais diversos casos de dificuldade. Amaro Dilmar Santiago, o Mano Santiago, tem inúmeras provações da protetora.
Para o tradicionalista, um dos maiores testemunhos dos milagres da santa, foi com um cavalo. Ele conta que ganhou o Latino Maufer para dar de premiação em um rodeio. No entanto, os vencedores da prova queriam premiação em dinheiro. Ele pagou e ficou com o cavalo, que era o sonho do morador de Linha Picada Nova, no interior de Venâncio. Após um ano, fez a castração no animal, que resultou em uma infecção e, posteriormente, em uma hemorragia. O médico veterinário e amigos próximos não levavam mais ‘fé’ na cura do cavalo.
Mano Santiago lembra que parou em frente ao animal, colocou a mão na cabeça do cavalo e suplicou para a santa: “Minha Nossa Senhora Aparecida, sempre tive o sonho de ter esse cavalo. Se a Senhora achar que mereço ter este animal e ganhar muitos rodeios, me cura esse potro”. De um instante para o outro, o animal estava curado e com a hemorragia controlada. “Foi como fechar uma torneira”, comenta.
Após cinco anos do ocorrido, é o Latino Maufer, curado por Nossa Senhora Aparecida, que acompanha o patrão do Piquete Sinuelo de Tropa nos diversos rodeios pelo Rio Grande.
Procissão e missa
• Amanhã, 12, no dia da padroeira do Brasil, também considerada Mãe de Jesus e de todas as crianças, Nossa Senhora Aparecida, ocorre a tradicional procissão.
• O início está marcado para as 8h na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Conde D’Eu e, às 8h30min, será celebrada a missa na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, pelo padre Zeno Graeff.
• Toda a comunidade é convidada a participar e também levar suas imagens de Nossa Senhora Aparecida, para que ao fim da celebração sejam abençoadas.
• O Grupo de Oração Jesus é o Senhor da Renovação Carismática Católica é responsável pela organização da procissão e missa.
• Nas comunidades também haverá missas. Hoje, às 19h30min, na Comunidade Nossa senhora Aparecida, de Tangerinas, e amanhã, às 8h30min, em Linha Hansel. Nas comunidades Nossa Senhora Aparecida, de Herval Mirim, e São Francisco Xavier será às 10h.