Cerimônia realizada pela equipe diretiva e professores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Mário Quintana, que funciona junto à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), na noite de terça-feira, 13, formou mais duas turmas de privados de liberdade. Sete apenados concluíram o Ensino Médio, enquanto que outros 12 finalizaram o Ensino Fundamental.
Para a diretora do Neeja, uma formatura significa o ápice. “É o fato mais importante no trabalho realizado pelos professores ao longo de meses e anos junto à determinação de cada um dos formandos”, resumiu a professora Mariela de Borba.
A coordenadora técnica da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR), Pauline Schwarzbold, e o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, elogiaram o trabalho realizado pela equipe do Neeja Mário Quintana e da Peva. Pauline e Luiz Ricardo afirmaram aos familiares dos alunos que a formatura marca uma trajetória de empenho e determinação dos estudantes, demonstrando que os apenados estão se preparando para o retorno à sociedade.
Presente no ato, o diretor da casa prisional de Vila Estância Nova enalteceu a formatura. “Esta formatura é um marco histórico, pois, pela primeira vez, houve a presença de familiares nesse tipo de cerimônia nos presídios da 8ª DPR”, mencionou Daniel Portela.
Ao se manifestar, a delegada da 8ª DPR, Samantha Longo, destacou a importância da educação no sistema prisional. “São muito importantes as ações de educação no interior dos presídios da região, porque servem como mecanismo de auxílio ao tratamento dos apenados”, disse.
A cerimônia foi prestigiada ainda pelo presidente do Conselho da Comunidade, Flávio Bienert e demais convidados.
Fonte: AI Susepe