Em Venâncio, é a primeira vez que o encontro terá como clube anfitrião o Négo (Foto: Leandro Osório/Assessoria de Imprensa Associação Négo)
Em Venâncio, é a primeira vez que o encontro terá como clube anfitrião o Négo (Foto: Leandro Osório/Assessoria de Imprensa Associação Négo)

Evento no Négo, em Venâncio, busca debater políticas públicas, fortalecer e aprofundar discussões sobre a igualdade racial no Brasil.

Ocorre neste domingo, 27, em Venâncio Aires, a partir das 8h30min, na Associação Négo Futebol Clube, o Encontro Regional de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul. O evento reunirá representantes de clubes sociais e dos governos estadual e federal para debater políticas públicas, fortalecer e aprofundar as discussões sobre a luta por igualdade racial no estado e no Brasil.

Em Venâncio, é a primeira vez que o encontro terá como clube anfitrião o Négo. A programação terá atividades de discussão em grupo, palestras e iniciativas para articulações políticas, bem como, contará com a participação online de representantes do Ministério da Igualdade Racial.

Além da Capital do Chimarrão, Canoas e Caçapava do Sul ainda receberão encontros regionais, que antecedem o 11º Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul, previsto para ocorrer de 28 a 30 de novembro, em Porto Alegre.

Com o objetivo de construir um documento com força de estatuto a ser levado ao Poder Público, a iniciativa busca transformar os clubes sociais negros em forças culturais e históricas, garantindo reconhecimento e apoio. “Esse encontro é um marco na nossa jornada. Queremos que os clubes sociais negros não sejam apenas locais de confraternização, mas verdadeiros centros de resistência, cultura e desenvolvimento para a comunidade negra em todo o estado. A união de forças entre clubes, governo e sociedade civil é fundamental para avançarmos na construção de um Rio Grande do Sul mais justo e igualitário”, destaca Marta Nunes, representante da coordenação executiva do projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Négo.