Nelsi Schwingel morre aos 85 anos, no hospital de Venâncio Aires

-

Faleceu na noite dessa quinta-feira, 19, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Nelsi Schwingel. Ela foi internada para tratamento de uma pneumonia e morreu por falência múltipla de órgãos, aos 85 anos. No dia 29 de maio, Nelsi completaria 86 anos.

O corpo está sendo velado na Capela Velatória da Organização Kist, responsável pelos serviços fúnebres. A encomendação do corpo ocorre no local do velório, às 15h. Em seguida, o sepultamento será realizado no Cemitério Evangélico Municipal.

Nelsi teve uma trajetória comunitária atuante. Formada em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atuou como professora, empresária e deixou uma marca importante em eventos do município, como o Carnaval, Comenda da Bomba e fez parte da primeira turma do baile de Debutantes, realizado em 1954, na Sociedade de Leituras. Nesta entidade, atuou como diretora social por várias gestões. O par de honra do baile foi Alcides Oscar Schwingel (já falecido), com quem casou e teve três filhos: Shirley Rosane Kroth, Neneca Schwingel e Daniel Vanderlei Schwingel. Além disso, tinha sete netos e sete bisnetos. Nelsi ficou viúva cedo, aos 39 anos, e criou sozinha os três filhos.

Fez parte da Comissão Social das primeiras edições da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e idealizou os trajes das primeiras soberanas da festa. Nelsi também foi uma das primeiras mulheres de Venâncio Aires a dirigir. “A vó sempre foi uma mulher à frente do seu tempo”, conta a neta Melise. Sua atuação destacada na comunidade também foi reconhecida pelo prêmio Mulher Destaque 2002/03, idealizado pelo colunista da Folha do Mate, Wirk Kussler. Empreendedora, Nelsi gerenciou a Malharia e Loja Rosmari por muitos anos, no centro de Venâncio Aires. Depois de aposentada, abriu uma agência de empregos (a primeira de Venâncio). Mais tarde, fez um curso para se tornar corretora e abriu uma imobiliária na cidade.

Nelsi foi uma das indicadas ao prêmio Mulher Destaque em 2002/03


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido