Nem tik, nem tok, fórum de saúde mental prioriza as conexões reais

-

Evento com aproximadamente 700 pessoas abriu segunda parte da 17ª Fenachim

Por Caco Villanova
A segunda parte da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (17ª Fenachim) foi iniciada com um encontro especial. O 28º Fórum Regional da Saúde Mental do Vale do Rio Pardo trouxe aproximadamente 700 pessoas ao Parque Municipal do Chimarrão. Além de participar de uma programação própria, tiveram a possibilidade de almoçar e curtir os ambientes da ‘festa com sabor do Rio Grande’.

‘Nem Tik, Nem Tok – Curta conexões reais’ foi o tema do fórum. O público, formado por usuários, familiares e profissionais da saúde mental, começou a chegar na primeira hora da manhã e foi acolhido com um café da manhã no ginásio poliesportivo. Na abertura, presença de autoridades locais e regionais. Na plateia, pessoas de várias idades aproveitaram as oficinas, show de talentos e rodas de conversas.

Na abertura, a representante dos usuários, Lilian Ferroni, destacou a luta das pessoas que utilizam os serviços de apoio à saúde mental e seus familiares. “É longa e eterna”, disse. Segundo ela, é preciso respeito e empatia da sociedade para que alcancem seus objetivos. Também enfatizou a necessidade de cada usuário cuidar de si, se amar e se proteger, sentimentos e atitudes individuais, mas que devem ser vividas coletivamente, com apoio mútuo, da família, dos profissionais e da comunidade.

Lilian também comentou sobre a importância do evento. “No fórum, comecei a mudar minha visão.” Hoje, celebra a alta e tornou-se referência nos grupos.
Encerrada a solenidade, a educadora física Eliane Turcatto foi convidada para um momento de integração com o público. Ainda foram oferecidas oficinas de dança, fotografia, jogos antigos, pintura de rosto e meditação, rodas de conversas sobre uso saudável da tecnologia e influência do uso das telas no desenvolvimento infantil, além de brinquedos infláveis, música ambiente, brechó e bailinho no início da tarde.

Conforme a organização, o Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo foi criado em 1997 e integra 13 municípios que compõem a 13º Coordenadoria Regional de Saúde. A assistente social, coordenadora do evento e da Saúde Mental de Venâncio Aires, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, avaliou positivamente o evento. Citou que é a terceira edição sediada na Capital Nacional do Chimarrão e lembrou do início do movimento
no município. “Começou lá atrás, como Casm, Centro de Atenção à Saúde Mental”. Na época, a equipe er formada por ela, pela psicóloga Carla Witzke e pela médica neurologista Cláudia Cunha. “Hoje, temos três Caps [Centro de Atenção Psicossocial]: o Caps 2, o Caps Infantil e o Caps Álcool e Outras Drogas.”

Presenças

Muito aplaudido pelo público, o prefeito Jarbas da Rosa, que é médico de família, salientou a importância de haver uma discussão continuada sobre a saúde mental, especialmente nos âmbitos municipal, estadual e federal do poder público. Segundo ele, tanto os problemas como a necessidade de atendê-los têm aumentado.

A opinião do chefe do Executivo reforçou posicionamento do deputado estadual Airton Artus, também médico. O parlamentar citou a saúde mental como um dos desafios da humanidade. “Seja herdada, intrínseca [ligada à saúde geral] ou adquirida em ambientes sociais, familiares ou de trabalho, deve ser discutida pelo poder público.”

Foto para registrar o evento (Foto: Caco Villanova)

Para deixar o evento registrado, a coordenadora regional de Saúde, Mariluce Reis, solicitou aos integrantes da mesa que se posicionasse junto ao público, para uma foto geral. Também prestigiaram a abertura, a vice-prefeita Izaura Landim; o presidente da Câmara, Eduardo Luft; o secretário de Saúde, Alan da Rosa; o presidente da Fenachim, Vilmar de Oliveira, e a secretária Executiva da Festa, Deizimara de Souza.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido