Os servidores públicos têm o compromisso de prestar auxílio aos cidadãos, função que Márcio José de Freitas, 46 anos, exerce com maestria. Quem chega na Secretaria de Desenvolvimento Social de Venâncio Aires é recepcionado pelo Dedé, como é popularmente conhecido.
A data de 11 de janeiro de 2021 é marcante para ele, afinal, há um ano e nove meses trabalha com muita dedicação no primeiro emprego. Apesar de ter procurado emprego em outros locais, foi na Prefeitura que ele, finalmente, ganhou oportunidade de trabalho após se candidatar para vereador nas eleições de 2020. Freitas salienta que toda pessoa com deficiência deveria ter a oportunidade de trabalhar, assim como ele teve. “Sou muito grato ao prefeito por me dar essa oportunidade de emprego”, comenta.
É no bairro Coronel Brito que ele reside com os pais Neusa Teresinha de Freitas e José Natalício de Freitas. Diariamente, o servidor circula mais de 1h30min de ônibus pela cidade para poder chegar até o local de trabalho, o que não é empecilho para Dedé. Apesar da rotina cansativa, o cargo em comissão da Prefeitura está sempre alegre e sorridente, em busca de bem atender a todos os cidadãos.
A deficiência motora do venâncio-airense não atrapalha a vontade e o compromisso que ele tem de trabalhar pela comunidade. Para ele, atender o público é gratificante. “Meu maior desafio é atender bem ao público. Tento fazer o melhor de mim para desempenhar esse papel”, comenta. Freitas ainda afirma que já auxiliou muito a população em demandas de melhoria da cidade. “O que estiver ao meu alcance, vou fazer”, relata.
Para Dedé, cada momento na vida tem um propósito. É em momentos de troca de experiências, amizade e cuidado, que encontra na colega Camilla Capelão uma grande incentivadora. “Tenho aqui no meu ambiente de trabalho vários amigos. Mas tem uma pessoa em especial que é mais do que amiga, é incentivadora”, reconhece.
“Me sinto muito útil em ser servidor público e enquanto puder, vou trabalhar pela comunidade de Venâncio.”
MÁRCIO JOSÉ DE FREITAS
Servidor Público