No primeiro dia de vacinação contra a dengue, 25 crianças e adolescentes vacinados em Venâncio

-

Nesta segunda-feira, 17, Venâncio Aires começou a vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. A vacina imuniza contra a doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e o objetivo é reduzir as complicações e também internações relacionadas à doença. No primeiro dia de vacinação, foram aplicadas 25 doses. Segundo a enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações de Venâncio Aires, Janete de Souza, a equipe está feliz com a adesão das famílias que levam os filhos para vacinar e pretendem, nas próximas semanas, divulgar a vacinação nas escolas do município.

A faixa etária dos 10 aos 14 anos está dentro das idades indicadas (5 a 60 anos) pelo laboratório japonês Takeda Pharma para receber as doses. A vacina, de nome Qdenga não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público que concentra o maior número de óbitos no Rio Grande do Sul em 2014, mas segundo Janete, essa faixa etária de jovens é o público que tem maior número de internações no país, considerando internações por dengue de 2019 a 2023.

O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. As crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, portando documento com foto, caderneta de vacinação e também cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem vacinadas. Após receber a dose, devem aguardar pelo menos 15 minutos para observação. A vacina pode ser feita mesmo que já se tenha contraído o vírus, no entanto, caso a pessoa tenha tido dengue recentemente, é recomendado aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

  • A vacinação ocorre somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Aos sábados, será das 8h às 12h. Em Venâncio são 5.945 crianças e adolescentes na faixa etária indicada para receber a vacina.

Irmãos imunizados

Na tarde desta segunda-feira, 15, os irmãos gêmeos Pablo Gomes Telles e Petryck Gomes Telles, 10 anos, e o irmão mais velho Derick Gomes Telles, 13 anos, procuraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central para receber a vacina. A mãe, Estelamaris Gomes Telles da Rosa, 36 anos, comenta que os irmãos não tiveram dengue, mas uma sobrinha está com dengue neste momento e a família fica preocupada com a exposição ao vírus no bairro Morsch, onde residem. “Fico menos preocupada sabendo que estão vacinados”, ressalta.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido