Criado em 1999 e considerado um dos mais antigos em Venâncio Aires, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) passou a ter novos membros e diretoria em maio deste ano. Para esta gestão, o presidente é Marco Aurélio Holz, tendo como vice Antônio Augusto Machado e secretária Norma Barden. Além disso, o conselho também tem representantes de diversas entidades, secretarias, educandários e sindicatos (confira no box).
O Conselho de Meio Ambiente desempenha papel importante na gestão e proteção do meio ambiente, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma responsável. Cabe ao Comdema propor e formular políticas municipais do meio ambiente e acompanhar a execução, propor e formular normas, critérios e padrões relativos ao controle e manutenção da qualidade do meio ambiente, obedecidas às leis e diretrizes gerais municipais, estaduais e federais. O conselho nomeado exercerá mandato até 29 de outubro de 2026, com possibilidade de recondução.
Diretoria
• Presidente: Marco Aurélio Holz
• Vice-presidente: Antônio Augusto Machado
• Secretária: Norma Barden
“O desejo é que possamos auxiliar a construir um meio ambiente cada vez mais equilibrado.”
MARCO AURÉLIO HOLZ
Engenheiro e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente
O papel do conselho
Os conselhos municipais são a primeira instância de participação da sociedade no município. O Comdema é o espaço em que representantes da sociedade e da Administração identificam e planejam ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da Capital Nacional do Chimarrão.
O grupo se reúne sempre na segunda sexta-feira de cada mês. Segundo o presidente Marco Aurélio Holz, o conselho também busca, por meio de canais de comunicação como o e-mail [email protected] e o perfil no Instagram @comdema.va, oferecer contato direto com a comunidade. “Para que assuntos que sejam importantes na área ambiental possam ser pautados nas reuniões. O desejo é que possamos auxiliar a construir um meio ambiente cada vez mais equilibrado”, afirma Holz, que é engenheiro civil da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.
Ele ressalta que, com os eventos climáticos recentes, ficou mais nítida a necessidade de cuidado com o meio ambiente e, por conta disso, o conselho pode ser considerado a voz da sociedade para discutir e auxiliar na busca por soluções.
Desafios
A nova diretoria considera que a gestão ambiental é permanente e, muitas vezes, conflitante com interesses econômicos e sociais. Mesmo no cenário ambiental existem diferentes pontos de vista e o desafio é buscar a construção de um consenso que seja o mais harmônico para toda a sociedade.
Representantes do conselho
• Poder Executivo:
Secretaria de Meio Ambiente: titular é Priscila Mohr e o suplente Gustavo Von Helden;
Secretaria de Desenvolvimento Rural: titular é Antônio Augusto Machado e o suplente é Gerson Rodrigo Antoni;
Secretaria de Educação: titular é Jéssica Priscila Campos da Silva e a suplente é Luana Cristine Klafke;
Secretaria de Planejamento e Urbanismo: titular é Marco Aurélio Born Holz e o suplente é Ângelo Arthur Carboni;
Secretaria de Saúde: titular é Joseph Matheus Kaufmann e a suplente é Patrícia Tatiana Dietrich;
Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos: titular é Gilmar Pedro Mossmann e o suplente e João Antônio Dornelles;
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social: titular é Daiane Führ e o suplente é Carlos Stavizki Júnior.
• Sociedade Civil:
Entidade de Assistência Técnica Rural – Emater/RS-Ascar: titular é Viviane Röhrs e o suplente é Alexandre Kreibich;
Universidade com sede/extensão no Município (Uninter): titular é Norma Barden e a suplente é Lisandra Aparecida de Campos;
Representante da sociedade civil, escolhido por sorteio, dentre os inscritos: titulares são Movan Kaercher e Leila Ivana Nyland Baierle, e os suplentes Alcir Paulo Cantu e Lisandro Luiz Guth;
Técnica com sede/extensão no Município (Instituto Federal Sul-rio-grandense: titular é Ricardo Edler Rotta e o suplente é André Bisognin;
Sindicato Rural: titular é Inácio Roberto Guterres e a suplente é Mônica Cristina Fernandes de Moraes;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais: titular é Gilmar Rodrigues de Oliveira e o suplente é Luciano Aloisio Walker.