Após uma pesquisa junto à comunidade para definição de novos cursos para a terceira edição do programa Qualifica Venâncio, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, afirma que as inscrições para as atividades deste ano devem iniciar na metade de março.
A pesquisa ficou disponível para sugestões e a participação da população por um mês, encerrando no dia 23 de fevereiro. Segundo Hüttmann, ainda não se tem a definição dos cursos, pois é preciso verificar com parceiros a disponibilidade das áreas e o cronograma para as aulas. “Estamos finalizando agora, primeiramente, os cursos que serão ofertados em parceria com o RS Qualificação. Depois, partiremos para a contratação dos outros cursos, que serão realizados durante todo o ano”, explica.
Agora, os resultados da pesquisa estão sendo organizados pela equipe da secretaria, para verificação das áreas mais desejadas e procuradas pelos cidadãos de Venâncio Aires. O número de vagas para a terceira edição do programa também não está definido, pois depende das áreas a serem oferecidas e os parceiros que serão responsáveis pelas aulas. Hüttmann adianta que, para este ano, o programa terá novas parcerias. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) uma escola de ensino profissionalizante do município deve ser incluída.
O formulário apresentou 39 opções de cursos distribuídos nas áreas administrativa, industrial, gastronomia, tecnologia e serviços. Além das opções existentes no documento de pesquisa, o participante pôde sugerir outras áreas que não estivessem na relação. A intenção da pesquisa foi ouvir a comunidade, empresários e entidades de classe para a definição dos novos cursos gratuitos que o Município oferecerá ao longo do ano.
Saiba mais
- Criado em 2021, o Qualifica Venâncio é um programa municipal de capacitação e qualificação profissional que oferece cursos gratuitos para os cidadãos venâncio-airenses.
- O objetivo é suprir a escassez de profissionais e mão de obra qualificada no mercado de trabalho, impulsionando assim, novos negócios.
- Em parceria com Senai e Senac, o programa já investiu mais de R$ 700 mil nas duas edições e capacitou 918 pessoas, sendo case de sucesso no estado.